Volta de San Juan abre temporada 2022 com nove equipes World Tour

HomeCiclismo

Volta de San Juan abre temporada 2022 com nove equipes World Tour

Corrida em oito etapas na Argentina, cancelada em 2020, retorna ao calendário e será disputada entre 30 de janeiro a 6 de fevereiro

Pelotão na 2ª etapa em San Juan de 2020

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Volta de San Juan, na Argentina, está confirmada para abrir a temporada 2022. A prova, cancelada em 2021 (relembre aqui), será de 30 de janeiro a 6 de fevereiro e já confirmou a participação de nove equipes World Tour, um recorde para a história da competição.

Entre os ciclistas esperados está o campeão de 2020 Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), o equatoriano e campeão olímpico em Tóquio Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), Peter Sagan, em sua estreia na equipe TotalEnergies, o campeão mundial de contrarrelógio Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers), Elia Viviani, que está de volta ao time Ineos nesta temporada, e Chris Froome (Isarel Start-Up Nation), que vai disputar a prova pela primeira vez.

Também haverá as seleções nacionais, mas as únicas com vaga garantida são Itália e Argentina. Outras seleções nacionais, como a do Brasil, terão que competir o Giro del Sol (7 a 9 de janeiro), a segunda corrida mais importante do calendário de San Juan, na qual três vagas restantes serão definidas.

 

Serão oito etapas, sem dia de descanso, em um total de 1.198 quilômetros. A etapa de abertura será em San Juan, com 147 km de percurso. No segundo dia, o trajeto terá 146 km, com passagem por Calingrasta, novidade no percurso. A 3ª etapa será um contrarrelógio de 15 km. A 4ª etapa será longa, com 205 km, com subidas. Na 5ª etapa, o pelotão vai percorrer 138 km em Pocito. A 6ª etapa será a etapa rainha, com 176 km e chegada ao topo de El Colorado. A 7ª etapa será disputada em um circuito em El Villicum, com 175 km. A Vuelta termina em San Juan, com um percurso de 146 km.

AS EQUIPES
World Tour
Deceuninck – Quick-Step (Bélgica)
Ineos-Grenadiers (Grã-Bretanha)
Israel Start-Up Nation (Israel)
Astana – Premier Tech (Cazaquistão)
Movistar Team (Espanha)
Bora-Hansgrohe (Alemanha)
Lotto Soudal (Bélgica)
Trek – Segafredo (EUA)
Cofidis, Solutions Crédits (França)

Equipes Pro Tour
Total Energies (França)
Eolo-Kometa (Itália)
Androni Giocattoli (Itália)
Bardiani- CSF-Faizané (Itália)
Equipes Continentais
Município de Pocito
Município de Rawson
Agrupación Virgem de Fátima
SEP San Juan
Chimbas Te Quiero
Gremios por el Deporte
Equipo Continental San Luis –todos de Argentina
Team Medellín Colômbia
Team Equador

Seleções nacionais
Argentina
Itália

*Outras três vagas serão decididas

LEIA MAIS
Volta de San Juan no Bikemagazine