Mundial de Estrada de 2022 revela percurso na Austrália

HomeCompetições

Mundial de Estrada de 2022 revela percurso na Austrália

Pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial terá percurso idêntico para os homens e as mulheres da Elite na prova de contrarrelógio

Wollongong, na Austrália, recebe Mundial de Estrada de 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Os percursos para a disputa do Campeonato Mundial de Ciclismo 2022 já estão definidos. As provas serão em Wollongong, a 100 km de Sydney, na Austrália, de 18 a 25 de setembro. A cidade australiana, com o Oceano Pacífico a leste e o Mont Keira (8,7 km e desnível médio de 5%) a oeste, apresentou a programação do evento, que deve receber cerca de 1.000 ciclistas.

A edição 2022 do Mundial começa com as disputas do contrarrelógio no domingo, dia 18 de setembro, da Elite Masculina e Feminina, que terão percurso e distância iguais, de 18 km, pela primeira vez na história, com base na prioridade da UCI (União Ciclística Internacional) de promover a igualdade de gênero.

 

Todas as provas de crono serão em circuito urbano e vão passar por locais simbólicos da cidade, como o Squire’s Way, o centro público Thomas Dalton Park, o campus de inovação da Universidade de Wollongong e o Stuart Park à beira-mar. O circuito segue ao longo da Cliff Road, passando pelo farol Wollongong em Flagstaff Hill até a linha de chegada em Marine Drive, adjacente à bela City Beach.

As provas de ciclismo de estrada da Elite encerram a programação nos dias 24 e 25 de setembro. O percurso começa em Helensburgh, na fronteira com o Royal National Park, ao norte de Wollongong. O pelotão viajará para o sul até Stanwell Tops antes de passar pelo famoso mirante Bald Hill da região e descer em direção à cidade via Coalcliff e ao longo da inimitável Sea Cliff Bridge. O loop do Mont Keira sobe até 473 metros. A montanha é a favorita entre os ciclistas locais por sua difícil subida.

O Wollongong City Circuit – que também é o percurso para os ciclistas das categorias Junior e Sub 23 – é uma rota técnicacom o Mount Ousley, Mount Pleasant, Fairy Meadow e North Wollongong no caminho. A subida constante ao longo da Mount Ousley Road até Mount Pleasant é aparentemente difícil, atingindo uma elevação máxima de 119 metros.

O presidente da UCI, David Lappartient, declarou: “Depois de cinco anos na Europa, a UCI queria muito ver seus campeonatos mundiais de estrada da UCI organizados em outro continente. Depois de Richmond (EUA) em 2015 e Doha (Qatar) em 2016, estou muito feliz que Wollongong tenha sido escolhida para sediar nosso principal evento anual em 2022. Isso marca um retorno à Oceania, na verdade à Austrália, 12 anos após o UCI Road World Campeonatos em Melbourne e Geelong em 2010″.

“Embora a pandemia Covid-19 tenha limitado nossa capacidade de visitar Wollongong até o momento, a UCI espera fazer uma visita no primeiro trimestre de 2022 para encontrar as pessoas envolvidas na organização deste evento, para finalizar o planejamento com o comitê organizador e confirmar todos os detalhes da competição, que serão então comunicados a toda a comunidade internacional do ciclismo”, completou.

PROGRAMAÇÃO
18 de setembro – Contrarrelógio – Elite Masculino e Feminino
19 de setembro – Contrarrelógio Masculino Sub 23
20 de setembro – Contrarrelógio Masculino e Feminino Junior
21 de setembro – Contrarrelógio por equipes misto
22 de setembro – Treinamento
23 de setembro – Ciclismo de estrada Masculino – Junior e Sub 23
24 de setembro – Ciclismo de estrada Feminino – Junior e Elite
25 de setembro – Ciclismo de estrada Masculino – Elite

VEJA VÍDEO

 

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo de Estrada no Bikemagazine

Site oficial da UCI