Ciclismo brasileiro: 11 suspensos provisoriamente por doping

HomeCompetições

Ciclismo brasileiro: 11 suspensos provisoriamente por doping

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem divulga nova lista, que inclui competidores da Volta Internacional e do Campeonato Brasileiro

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) divulgou na sexta-feira (7 de janeiro) nova lista de atletas com suspensão provisória por doping, entre os quais 11 ciclistas.

Vale destacar que, aos 11, juntam-se outros 24 ciclistas já com suspensão definitiva, totalizando 35 suspensos entre ciclismo e MTB.

 

Na nova lista está Everson Assis Camilo, campeão brasileiro de 2015, que já cumpriu suspensão de quatro anos (relembre aqui). O ciclista de 36 anos foi testado durante a Volta Binacional de Ciclismo, em 1º de novembro de 2021. Também na disputa da mesma prova foram suspensos Vanderlei Melchior e Rafael da Silva Safadi.

Entre os suspensos provisoriamente que foram testados durante a Volta Ciclística Internacional, no início de dezembro, estão Otávio Bulgarelli, Alison Ferreira de Souza, Wender Michael de Morais Florindo e Rafael Rizzo Pellegrini Freitas. Bulgarelli, que foi o campeão da competição, já foi suspenso anteriormente e acabou inocentado em 2017  (relembre aqui).

Do Campeonato Brasileiro de Ciclismo, em outubro, os ciclistas suspensos foram Marcos Valdir Pilato, e a vice-campeã brasileira de estrada de 2021, Adriele Alves, que foi testada fora de competição (um dia antes da prova).

Do mountain bike aparecem na lista de suspensos provisoriamente Danilas Ferreira da Silva, testada no dia 31 de outubro no Campeonato Brasileiro de MTB de 2020, em processo ainda não julgado, e Claudio Levi Campolina Altivo, testado no dia 3 de julho de 2021 em etapa da Copa Internacional de MTB.

Vale destacar que a lista de suspensos provisória pode sofrer modificação após processo junto à ABCD e/ou WADA (World Anti-Doping Agency).

Veja a lista da ABCD dos atletas suspensos provisoriamente completa aqui 

Veja a lista da ABCD dos atletas suspensos em definitivo aqui