Prova na Espanha abre a temporada internacional do mountain bike; Avancini, que estava forte na ponta, teve queda e furo
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O sul-africano Alan Hatherly venceu neste domingo (20 de fevereiro) a prova Internacionales XCO Chelva, em Valença, na Espanha, que marcou a abertura da temporada internacional do mountain bike. O brasileiro Henrique Avancini encerrou em 8º, depois de ficar na frente, mas enfrentou queda e furo de um pneu.
Vale lembrar que Hatherly e Avancini são companheiros de equipe na Cannondale Factory Racing.
“Estou muito feliz por começar minha temporada de XCO com uma vitória na Chelva. Foi uma corrida muito rápida desde o início, consegui ver uma oportunidade de me afastar dos meus rivais e agarrei-a. Este é um tipo de circuito que é mais fácil quando você está nas posições da frente. Eu pressionei desde o início, então a vantagem com meus perseguidores foi aumentando e eu consegui fazer minha corrida. Foi uma vitória muito convincente e estou feliz. Tem sido incrível ter esse público, o apoio que eles nos deram em todos os momentos é irreal. É um lugar impressionante e quero muito voltar no futuro”, comentou o vencedor.
Na Elite feminino, a vencedora foi Jolanda Neff, campeã olímpica do XCO nos Jogos de Tóquio. A suíça Linda Indergand ficou em 2º e a italiana Martina Berta em 3º.

Avancini largou bem e seguiu forte no grupo da frente; o primeiro a assumir o comando foi o romeno Vlad Dascalu, que impôs um ritmo muito alto na largada até que a pista se tornou um caminho que os obrigou a formar uma fila única onde a partir daí seria mais difícil ultrapassar.
O francês Titouan Carod assumiu o lugar de Dascalu e um grupo líder foi formado, com Avancini, Dascalu, Ondrej Cink, Hatherly e Thomas Litscher. Apenas alguns segundos atrás, o espanhol David Valero foi o responsável por fechar essa primeira lacuna e comandar o grupo de perseguição.
Avancini lançou um forte ataque na 2ª volta junto com Hatherly, que rendeu a ambos quase 10 segundos de vantagem. Na 3ª volta, Avancini teve uma pequena queda, mas se recuperou rápido. Hatherly ficou sozinho na frente, com Avancini em 2º e Dascalu em 3º.
David Valero começou a buscar posições e, a uma volta do fim, enquanto os protagonistas da largada iam ficando para trás, o espanhol rodava na segunda posição com o suíço Filippo Colombo colado ao volante. Tanto esforçou valeu a pena. Hatherly venceu a prova, com Colombo em 2º e Valero em 3º.
Avancini, que começou a perder posições na quinta volta, terminou em 8º depois de sair do Top 10 e começar um trecho final de recuperação. Na próxima semana o brasileiro disputa a Copa Catalana Internacional BTT, a Super Cup Massi de Banyoles, uma das corridas mais clássicas do mountain bike mundial, que ele venceu em 2020.
TOP 10
1 – Alan Hatherly 01:20:15
2 – Filippo Colombo 01:21:11
3 – David Valero 01:21:14
4 – Maxime Marotte 01:21:23
5 – Vlad Dascalu 01:21:27
6 – Sebastian Fini 01:21:40
7 – Titouan Carod 01:21:41
8 – Henrique Avancini 01:21:53
9 – Ondrej Cink 01:22:02
10 – Bartolomiej Wawak 01:22:09
VEJA MAIS
Site oficial do evento