Bento Gonçalves (RS) recebe a granfondo GFNY em outubro

HomeAgenda

Bento Gonçalves (RS) recebe a granfondo GFNY em outubro

Prova na Serra Gaúcha terá trajetos de 146km e 83km

Prova terá 2 percursos: um com 146km e outro mais curto com 83km

Fotos de divulgação

Um dos desafios ciclísticos mais populares do mundo confirma a inclusão do Brasil no calendário de provas de 2022. A etapa brasileira do GranFondo New York (GFNY) será na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, dia 16 de outubro. É a primeira vez que o estado gaúcho recebe a prova. Originário da Itália e difundido mundo afora, o GFNY é considerado a maior maratona mundial de ciclismo amador, com circuito que passa, anualmente, por diversos países.

Realizado pela primeira vez em 2011, o GFNY surgiu a partir da edição inaugural promovida na maior cidade dos Estados Unidos. Em Nova York, a iniciativa teve a pedalada inicial na icônica ‘George Washington Bridge’, cartão postal que liga a cidade à New Jersey. Desde então, a marca foi globalizada e, atualmente, já contabiliza mais de 100 edições, realizadas em 22 países, de quatro continentes — reunindo mais de 40 mil participantes, segundo registros de 2019, e com estimativa de chegar à marca de 50 mil nesse ano. O Brasil já recebeu o desafio uma vez, em 2017, no estado do Rio de Janeiro.

Agora reformulado, o GFNY retorna ao país sob a tutela da Global Sports Eventos Esportivos (da CEO Ana Paula Cavalcanti, com direção técnica do ex-ciclista profissional e medalhista olímpico de ciclismo, o português Américo Silva). Completam o time Vitor Aguinaga e Henrique Pinto, com a gestão estratégica-comercial do evento. O desafio em solo bento-gonçalvense tem a expectativa de reunir cerca de 2 mil participantes, nacionais e estrangeiros — visto que a ampla promoção do evento permite alcançar atletas amadores em mais de 120 nações. “Estamos trabalhando para promover o maior evento ciclístico amador da história do país”, adianta Ana Paula.

Considerado um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem contra os outros, o relógio e, principalmente, seus próprios limites, a prova é executada como um verdadeiro GranFondo italiano — com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.

O lançamento da etapa brasileira ocorre de forma global. Em Bento Gonçalves, também haverá um ato oficial, dia 9 de março, às 9h30, em frente à Prefeitura do município, com a presença de autoridades regionais, lideranças e convidados. As inscrições podem ser feitas no site, onde constam informações sobre o evento e valores para participação.

DOIS TRAJETOS
A partir das 7h do dia 16 de outubro, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves assistirá à largada da primeira edição gaúcha do desafio. São duas opções de percurso. O longo tem 146km, computando 3.217 metros acumulados de altimetria. Especialmente desenhado para atletas que amam desafios, o trajeto passará por cinco diferentes cidades da região em estradas desafiadoras, subidas íngremes e descidas técnicas com trechos de paralelepípedos e de terra, com belas paisagens.

Já o meio-percurso tem 83km a serem percorridos com 1.754 metros de altimetria acumulada. Embora mais curto, segue a mesma linha de desafio. Escolhido com critérios técnicos, esse percurso foi traçado para atletas que desejam ter uma experiência dentro de uma competição, com cronometragem de tempo e toda a estrutura oferecida aos competidores do percurso longo.

Mais informações e inscrições no site oficial do evento bento.gfny.com

 

 

Home