Caleb Ewan vence etapa de abertura do Saudi Tour

HomeCiclismo

Caleb Ewan vence etapa de abertura do Saudi Tour

Australiano começa a temporada com forte sprint e a camisa de líder da classificação geral da segunda edição da prova na Arábia Saudita

Caleb Ewan na vitória da 1ª etapa do Saudi Tour

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Caleb Ewan (Lotto-Soudal) começou a temporada 2022 com vitória e camisa de líder. O australiano de 27 anos faturou o sprint na etapa de abertura do Saudi Tour, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (1 de fevereiro).

Ewan marcou 4h41s52 na etapa de 198 km, com largada e chegada em Winter Park , com média de 42,1 km/hora, bem lançado por sua equipe, o que lhe permitiu vencer o estoniano Martin Laas (Bora Hansgrohe) e o colombiano Fernando Gaviria (EUA Emirates).

 

Dois anos após a inauguração do Saudi Tour realizado em Riad e arredores, a segunda edição, com 15 equipes, foi para a parte noroeste, em Al Ula. A etapa de abertura, que contou com um trecho de cascalho de 7 km, passou pela zona de Hegra, Patrimônio da Humanidade Unesco.

A fuga, com o norueguês Martin Urianstad (Uno-X Pro Cycling), o malaio Mohd Shahrul Mat Amin (Terengganu Polygon) e o grego Polychronis Tzortzakis (Kuwait), foi alcançada no Km 75,5.

Pelotão na passagem por Hegra

Arábia Saudita promove prova pela segunda vez

Faltando 11 km, Youssif Mirza (UAE Emirates) conseguiu escapar e abriu uma pequena vantagem. Mas as equipes dos principais sprintistas estavam trabalhando forte e ele foi alcançado pouco antes dos 3 km finais. Bem conduzido por sua equipe, Ewan cruzou a meta com uma vantagem confortável sobre Laas e Gaviria.

Nesta quarta-feira, a 2ª etapa terá 163,9 km entre a Universidade de Taibah e Abu Rakah, com um percurso ondulado com chegada em subida. O Saudi Tour terá cinco etapas.

A CHEGADA

TOP 3 DA ETAPA

1 EWAN Caleb (Lotto Soudal) 04h41’52
2 LAAS Martin (Bora – Hansgrohe)  m.t.
3 GAVIRIA Fernando (UAE Emirates) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 EWAN Caleb (Lotto Soudal) 04h41’52
2 LAAS Martin (Bora – Hansgrohe) +04”
3 GAVIRIA Fernando (UAE Emirates) +06”