Copa do Mundo de MTB 2022: expectativa pela etapa no Brasil

HomeVariedades

Copa do Mundo de MTB 2022: expectativa pela etapa no Brasil

Brasil recebe etapa da disputa após 17 anos; prova será em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, entre 8 a 10 de abril

Disputa da etapa da Copa do Mundo em Leogang em 2021

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A temporada 2022 no mountain bike internacional começa a receber suas primeiras corridas. Mas, para os fãs brasileiros, a vontade de conferir os ídolos do XCO frente a frente será atendida entre 8 a 10 de abril, com uma etapa Copa do Mundo de MTB, que volta ao Brasil após 17 anos. A etapa será em Petrópolis, no Rio de Janeiro, terra-natal do campeão brasileiro e ídolo do mountain bike Henrique Avancini. A rodada brasileira terá short track e cross country olímpico.

Os fãs já fazem suas previsões sobre quem vai se destacar na disputa. E veja ainda como quem gosta de prognosticar resultados já começou a se movimentar.

A temporada segue com uma intensa programação até o Mundial de MTB de 2022, que será entre os dias 24 a 28 de agosto em Les Gets, na França.

A etapa da Copa do Mundo de MTB no Brasil está sendo organizada pela CIMTB Michelin, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que a CIMTB Michelin já organizou mais de 70 eventos internacionais da UCI em sua história e uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator (XCE) em Congonhas, em 2018.

“Vamos fazer o melhor trabalho possível para que a Copa do Mundo não saia nunca mais do Brasil. E tenho certeza que a torcida brasileira vai eletrizar e fazer história”, afirmou Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin, que teve uma etapa em Petrópolis em 2019.

Avancini no short track em Araxá em 2021

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) é um dos responsáveis pela etapa no Brasil. “Desde 2017 ou 2018 já existia um desejo muito grande da UCI, da Red Bull e dos nossos parceiros de trazer o evento para o Brasil. Eu participei muito no sentido de buscar um organizador que atendesse às exigências da UCI. Eles requisitaram que, se fosse vir para o Brasil, teria que ser na minha cidade”, contou Avancini, que vai começar a temporada internacional 2022 na Espanha.

A primeira prova de Avancini será a Internacionales XCO Chelva, em Valença, no dia 20 de fevereiro. Uma semana depois, o brasileiro estará em Banyoles para a Copa Catalana. Vale lembrar que, em 2020, Avancini venceu a Copa Catalana Internacional BTT, a Super Cup Massi de Banyoles, uma das corridas mais clássicas do mountain bike mundial. “É uma prova muito tradicional e está no meu planejamento de abertura da temporada.”

A disputa em Chelva vai reunir as principais equipes do MTB mundial. Além da Cannondale Factory Racing, já confirmaram presença as equipes Trek Factory Racing, KMC-Orbea, BMC MTB Racing, Massi e outras. Entre as presenças confirmadas estão a atual campeã olímpica, Jolanda Neff, e a campeã mundial, Evie Richards. A prova vai marcar também a estreia da jovem Mona Mitterwallner na Cannondale Factory Racing e a do mexicano Gerardo Ulloa na equipe Massi.