Equipe Caloi/Henrique Avancini apresenta time da temporada 2022

HomeCompetições

Equipe Caloi/Henrique Avancini apresenta time da temporada 2022

Cinco atletas, sendo três novidades, passam a integrar a equipe, que manteve Edson Rezende e Ulan Galinski

Apresentação da equipe Caloi/Henrique Avancini 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Felipe Almeida

A equipe Caloi/Henrique Avancini Racing vai contar com cinco atletas na temporada 2022, cada um de um estado brasileiro. A apresentação da equipe foi feita nesta segunda-feira (7 de fevereiro). Na nova formação há três novos integrantes, sendo duas mulheres: Sabrina Oliveira e Luiza Souza, ambas com 19 anos, e Cainã Oliveira, de 20 anos. Eles terão como parceiros de equipe os jovens, mas já experientes, Edson Rezende e Ulan Galinski, que já integravam a equipe.

“A Caloi/Henrique Avancini Racing continua trazendo o conceito de buscar a evolução, buscar melhorias, e de estabelecer um nível de referência para as equipes no Brasil em relação ao que pode ser feito dentro da modalidade. Nós temos uma ampliação de estrutura e de calendário internacional. Tivemos um crescimento no número de atletas e, consequentemente, criamos novas funções de staff que operam de forma contínua e em ligação direta com a equipe”, contou Henrique Avancini, que é o grande idealizador do projeto e atua como mentor dos atletas.

“Nós mantivemos o Ulan Galinski e o Edson Rezende, que são os atletas que acredito que já tenham absorvido nosso método muito bem, então com esses dois é mais uma questão de desenvolvimento do que de formação. Nós acreditamos que os dois tenham muito potencial, são atletas com potencial olímpico, então é isso que vamos buscar nas próximas temporadas com eles. Também busquei atletas promissores e que estivessem fora do radar, atletas que para mim já mostraram alguns ingredientes de quem podem performar bem e que tenham talvez absorvido menos em formação, sejam mais abertos, mais crus, para que possam receber nosso conhecimento, nosso método. É o caso do Cainã Oliveira, atleta que tem uma desenvoltura técnica muito natural. Acredito que ele possa se beneficiar da convivência com o Edson e Ulan, e também trazer um frescor da juventude, da jovialidade para os dois”, afirma Avancini.

“Junto a isso começamos um programa feminino mais aprofundado, mais dedicado, com um estudo mais minucioso do que podemos fazer para desenvolver mulheres e, foi com esse objetivo que trouxemos a Luiza e a Sabrina, junto com uma nova função de staff para se dedicarem a essas meninas. O objetivo é desenvolver um programa feminino dentro do nosso projeto que possa realmente trazer um crescimento para categoria feminina. Traçamos um plano e estou bastante empolgado para ver quais resultados teremos a médio prazo”, completa.

Avancini , idealizador da equipe, treina com os atletas

No comando do time está Ruy Avancini, pai de Henrique. Ex-atleta, ele ocupa o cargo de chefe da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing e aponta os desafios do time para a temporada.

“Ao final de cada ano das competições eu tenho a impressão de que o ano seguinte será mais fácil de conduzir, e quando a nova temporada se inicia, eu percebo que outros grandes desafios surgem. Para essa próxima temporada, além de todo o crescimento que buscamos a cada ano, estamos iniciando um investimento na categoria feminina. Ainda é um projeto inicial para que possamos adquirir experiências para termos um time com estrutura voltado só para a categoria. Vamos continuar trabalhando para evoluirmos no crescimento do nosso esporte”, conta Ruy.

Em Petrópolis (RJ), onde está localizado o Race Service da Henrique Avancini Racing, a estrutura de alta performance, criada em 2020, ganhou uma casa para os atletas no decorrer do ano passado. Trata-se de um local que abriga ciclistas fixos, além de outros que ficam hospedados para períodos de treinos específicos/estratégicos. Ao todo são 14 profissionais dedicados aos atletas – treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, mecânicos, entre outros serviços –, para que o Brasil evolua e cresça no cenário competitivo.

“A equipe Caloi/Henrique Avancini Racing é o maior projeto do ciclismo brasileiro de mountain bike. Em 2012 começamos a nossa parceria com o Henrique, criando o time Caloi Elite e tendo ele como um dos atletas. O Henrique então despontou no cenário esportivo e sua parceria com a gente só cresceu desde então. Hoje, nosso grupo não só tem orgulho de dizer que patrocina o Henrique há uma década, como também podemos dizer que o temos como grande parceiro para ajudar o Brasil a evoluir na categoria. Por meio da equipe, fornecemos todo o suporte para fortalecermos o Brasil no cenário do mountain bike”, afirma Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.

Além da Caloi, a equipe tem também como patrocinadores Shimano, Barbedo, Session, Morgan Blue, Vittoria, SIS, Abus, Amino Vital, Oakley, Thule, Pimenteira Imperial, Vörr, Bauerfeind, Fokus e GreenPeople.

Avancini com os cinco integrantes da equipe

FICHA TÉCNICA DOS ATLETAS

Nome: Luiza Souza
Idade: 19 anos
Data de Nascimento: 25/08/2002
Local de Nascimento: Curitiba (PR)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Campeã Geral do CIMTB 2021 (Sub-23), Campeã da Taça Brasil de XCO 2021 Goiânia (Sub-23), Vice-Campeã Brasileira de XCO 2020 (Júnior), Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018/2019 (Júnior/Juvenil), Campeã do Ranking Brasileiro de Estrada 2019 (Júnior)

“Vejo como uma oportunidade única de crescimento, dentro e fora do esporte, integrar o time Caloi/Henrique Avancini Racing. A junção de diversos atletas e pessoas com muita experiência no esporte gera muito conhecimento e espero poder aproveitar ao máximo essa chance de aprender com os melhores. Agora é trabalhar para fazer uma temporada consistente, tentando alcançar uma boa performance e poder iniciar uma disputa mais acirrada com a categoria Elite Feminina.”

Nome: Sabrina Oliveira
Idade: 19 anos
Data de Nascimento: 14/02/2002
Local de Nascimento: São Paulo (SP)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB Taubaté 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB de Araxá e Petrópolis 2019 (Júnior),
Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018 (Juvenil), Campeã do Brasileiro de XCO 2017 (Juvenil)

“Chegar ao time Caloi/Henrique Avancini Racing é uma grande oportunidade de evoluir como pessoa e como atleta, e deixar, futuramente e com muita dedicação, uma marca brasileira no ciclismo XCO feminino. Meu grande objetivo é adquirir o máximo de experiência e resistência, e bater guidão com as melhores do Brasil.”

Nome: Cainã Oliveira
Idade: 20 anos
Data de Nascimento: 29/01/2002
Local de Nascimento: Sobradinho (DF)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: 3º Colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2020 (Júnior)

“Espero muito aprender o lado profissional do mountain bike nesse novo ciclo que se inicia. Tenho certeza que vou ganhar muita experiência trabalhando com o Henrique e também os atletas do time, além dos staffs.”

Nome: Edson Rezende
Idade: 25 anos
Data de Nascimento: 24/01/1997
Local de Nascimento: Lavras (MG)
Disputará provas da categoria Elite
Principais conquistas: 3° Colocado na Brasil Ride categoria Open 2021, 4° Colocado no Brasileiro de XCO 2021 (Elite), Campeão Internacional Estrada Real 2019 (Elite), Campeão Brasil Ride categoria America Man (2019), Campeão do CIMTB 2019 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2019 (Sub-23)

“Estar na equipe Caloi/Henrique Avancini Racing é a oportunidade de concretizar meus sonhos, pois tenho ao meu lado pessoas que trabalham comigo para que eu possa concretizar meus objetivos. Minha meta para 2022 é vencer as principais provas, como Campeonato Brasileiro e Araxá, e ter uma temporada sólida e consiste dentro do top 3.”

Nome: Ulan Galinski
Idade: 23 anos
Data de Nascimento: 19/06/1998
Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)
Disputará provas da categoria Elite
Principais conquistas: Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite), Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite), Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite), Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23), 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23)

“Me sinto honrado em fazer parte da Caloi/Henrique Avancini Racing, equipe com estrutura de nível mundial e que, além de pregar o desenvolvimento do esporte no Brasil, prega valores com os quais me identifico. Fazer parte de algo tão grande é uma grande responsabilidade, sou grato por fazer parte dessa família e me sinto pronto para representá-los da melhor forma dentro das pistas. Meu objetivo é continuar me desenvolvimento de forma consciente. Acredito que os resultados serão consequência disso, o título Brasileiro de XCO é sem dúvida uma grande meta, além de estar pronto para brigar por vitórias em todas as provas que disputarei a nível continental. Quero continuar crescendo a nível mundial, sem pensar em um resultado específico, pois não quero me limitar, quero me preparar para estar entre os melhores do mundo.