Volta ao Algarve: Gaudu vence 2ª etapa e é o novo líder

HomeCiclismo

Volta ao Algarve: Gaudu vence 2ª etapa e é o novo líder

Huigita e Tobias Foss atacaram, colidiram e caíram, antes da chegada ao Alto da Foia; Gaudu tem 1 segundo de vantagem na classificação geral

Gaudu na chegada no Alto da Foia

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O francês David Gaudu (Groupama-FDJ) venceu nesta quinta-feira (17 de fevereiro) a 2ª etapa da Volta ao Algarve e é o novo líder da classificação geral. A etapa teve percurso de 182,4 quilômetros, de Albufeira a Monchique.

O italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) e o britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) ficaram em 2º e 3º.

 

“Queria estar na frente, sei que o sprint é rápido. Apanhamos vento de frente e nos últimos quilômetros havia ventos cruzados. Disse à equipe para só irem para a frente nos últimos três. Penso que será difícil manter a liderança, o contrarrelógio é muito longo. Mas temos uma vitória de etapa e sabemos que Stefan Küng pode ganhar o contrarrelógio. Quero ver o meu progresso no contrarrelógio”, afirmou David Gaudu.

Os líderes Evenepoel (branca), Gaudu (amarela e azul) e Jakobsen (verde)

Na chegada ao Alto da Foia, subida de categoria 1, o colombiano Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) e o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma) colidiram e caíram, mudando os rumos da etapa.

Gaudu acelerou e cruzou em primeiro, com o tempo de 4h50min51s. Com a vitória, lidera com 1 segundo de vantagem sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl).

O francês encerrou a etapa com a camisa amarela de líder da geral e com a camisa azul de melhor escalador, com seis corredores a apenas a 1 segundo de diferença. Evenepoel, vencedor da Volta ao Algarve de 2020, está na liderança da classificação de melhor jovem da camisa branca. Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team) segue na liderança da classificação por pontos da camisa verde.

A terceira etapa nesta sexta-feira tem 211,4 quilômetros entre Almodóvar e Faro, o dia mais longo desta edição, embora mais plano. A 48ª edição da Volta ao Algarve termina domingo.

Mais informações no site oficial www.fpciclismo.pt

MELHORES MOMENTOS