Bernal volta a pedalar: ‘O dia mais feliz da minha vida’

HomeCiclismo

Bernal volta a pedalar: ‘O dia mais feliz da minha vida’

"Depois de dois meses e 20 ossos partidos, aqui estou eu e quero mais", escreveu o colombiano, que se acidentou em janeiro

Bernal e colegas em pedalada na Colômbia no domingo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

“O dia mais feliz da minha vida”, definiu o colombiano Egan Bernal, de 25 anos, nas redes sociais após voltar a pedalar na estrada, neste domingo (27 de março). O retorno do campeão do Giro d’Italia de 2021 e do Tour de France de 2019 apenas dois meses após ter sofrido um grave acidente quando colidiu com um ônibus durante um treino renova as esperanças sobre seu breve retorno.

“Depois de dois meses e 20 ossos partidos, aqui estou eu e quero mais. Nos vemos na estrada”, escreveu nas redes sociais.

O ciclista da Ineos Grenadiers saiu para pedalar nos arredores de sua casa, no interior colombiano, com alguns amigos, entre eles o irmão Ronald e seu companheiro de equipe Brandon Rivera, que também retornou recentemente de lesão depois de uma fratura no cotovelo.

Bernal se acidentou dia 24 de janeiro, quando colidiu com um ônibus a cerca de 65 km/h enquanto treinava com sua bicicleta de contrarrelógio. Sua recuperação tem sido acompanhada pelas redes sociais e comemorada pelos fãs.

Bernal teve vértebras fraturadas, o fêmur direito fraturado, uma patela direita fraturada, trauma torácico, um pulmão perfurado e várias costelas fraturadas, de acordo com o comunicado médico da Ineos Grenadiers após o acidente. O colombiano foi atendido na Clínica Universidad de La Sabana, onde passou por cirurgias complexas da coluna e para correção de fraturas no joelho, fêmur, metacarpo na mão direita e para tratar fraturas na boca.

Bernal saiu para pedalar na estrada pela primeira vez após acidente

Passadas algumas semanas após a colisão, depois de muitos treinos em bicicleta ergométrica e reabilitação na piscina, o ciclista começou a voltar a sonhar em estar no pelotão ainda na temporada 2022. “Este foi, e ainda é, o maior desafio com o qual tive que lidar na vida, e poder estar de volta à minha bicicleta é algo com o qual tenho sonhado.”

No início deste mês, seu técnico, Xabier Artexte, disse ao jornal La Gazzetta dello Sport que Bernal estava motivado e com muito desejo de retornar. “Ele está trabalhando para voltar o mais rápido possível. Pode ser 2023, mas também o final deste ano. Não devemos descartar, longe disso.”

CONFIRA

DOS NOSSOS ARQUIVOS
Egan Bernal começou no MTB e venceu no Brasil