Copa do Mundo de MTB: etapa do Brasil confirmada na Red Bull TV

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB: etapa do Brasil confirmada na Red Bull TV

Provas do short track masculino e feminino serão dia 8 de abril; Elite do XCO disputa a primeira etapa da competição de 2022 no dia 10 de abril

Henrique Avancini Foto: Fabio Piva/Red Bull Content Pool

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A etapa da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis (RJ), de 8 a 10 de abril, terá transmissão ao vivo pela Red Bull TV, em português, na internet, além da transmissão pelo canal pago SporTV.

A etapa aparece no agendamento da plataforma Red Bull, com a exibição das provas de short track (XCC) masculino e feminino no dia 8, a partir das 16h20. No dia 10 a transmissão da prova do cross country olímpico (XCO) das mulheres começa às 11h e a dos homens às 14h15.

Veja o link para a Red Bull TV aqui

O Brasil recebe uma etapa da competição após 17 anos. A etapa é a primeira das disputas do XCC e do XCO de 2022 e a expectativa é de receber muitas estrelas do MTB. Com a torcida a favor, Henrique Avancini vai competir no ‘quintal de casa’. O fluminense foi fundamental para trazer uma etapa da Copa do Mundo de MTB ao País. Dono dos principais recordes do Brasil na modalidade, o atleta da Cannondale Factory Racing Team não esconde a empolgação.

“A volta para o Brasil e para a América Latina é um marco. Porque é difícil sair do eixo tradicional, onde o mountain bike acontece, e também porque a Copa do Mundo é um evento globalmente gigantesco. Aos poucos, a comunidade internacional começou a perceber que alguma coisa significativa estava acontecendo no Brasil, a ponto da UCI (União Ciclística Internacional) ter interesse em ir pra essa nova fronteira”, disse.

Entre os mais esperados para a abertura da temporada está o suíço Mathias Fluckiger, líder do ranking mundial e atual campeão da Copa do Mundo de MTB XCO. Na última temporada, só ficou fora do pódio em uma oportunidade. Em Les Gets (FRA), por exemplo, levou a medalha de ouro na última prova antes de ir para Tóquio encarar o maior evento multiesportivo do mundo. No Japão, ficou com a prata.

Entre as mulheres, a expectativa é pela vinda da revelação Loana Lecomte. Aos 22 anos, a jovem francesa tem chamado atenção. Na temporada de 2021, venceu quatro etapas seguidas da Copa do Mundo e foi a campeã geral.

Programação
A programação oficial começa na quinta-feira, dia 7, com a abertura da secretaria para atletas e treino livre. No dia 8 tem as provas do short track (XCC) masculina e feminina. As mulheres iniciam a competição, às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15. No sábado, dia 9, é vez das categorias júnior, com a feminina às 9h30 e a masculina às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. A final é  domingo, dia 10, com a largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35. Veja a programação completa

Confira mais sobre a etapa no Brasil no site oficial do evento

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB terá etapa no Brasil em 2022

Quem vai poder disputar a Copa do Mundo no Brasil em 2022?

Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine