E3 SaxoBank Classic, nesta sexta-feira, abre temporada nos paralelepípedos

HomeCiclismo

E3 SaxoBank Classic, nesta sexta-feira, abre temporada nos paralelepípedos

No domingo pelotão disputa a Gent-Wevelgem e, no dia 3 de abril, o Tour de Flanders, a segunda Monumento do calendário

Bélgica abre programação nos paralelepípedos neste final de semana

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A corrida E3 SaxoBank Classic, nesta sexta-feira (25 de março), inaugura uma programação intensa de provas pelos principais trechos de pavés, os temidos paralelepípedos, e de subidas que fazem a história do ciclismo belga. Na sequência, no domingo (27 de março), há a disputa da Gent-Wevelgem in Flanders Fields, que também conta com uma corrida feminina. O mês termina com a Dwars door Vlaanderen, feminino e masculino, no dia 30.

Em abril, a programação segue intensa, com o Tour de Flanders, a segunda clássica Monumento, no dia 3, e a Amstel Gold Race, que é na Holanda, no dia 10. Uma semana depois tem a Paris-Roubaix, a terceira Monumento, na França, no dia 17 e, para encerrar o mês, a Liège-Bastogne-Liège, também uma clássica Monumento, de novo na Bélgica, que será no dia 24.

A E3 é uma das principais clássicas de paralelepípedos e muitas vezes é descrita como um mini Tour de Flandres, pois empresta muitos dos mesmos trechos usados pela corrida. A prova leva o nome de uma antiga autoestrada que agora se chama E17, e costumava ser conhecida como E3-Harelbeke, que é a cidade onde começa e termina o trajeto.

Faltando pouco mais de uma semana para Flandres, e com um percurso tão semelhante, todos os grandes nomes com objetivos na Monumento confirmaram presença. Veja start list aqui

No percurso da E3 Harelbeke, na Bélgica

A E3 Harelbeke foi realizada pela primeira vez em 1958, mas só assumiu sua forma atual em meados da década de 1990, quando a rota foi ajustada para torná-la mais exigente e mais semelhante ao Tour of Flanders. A cidade de partida e chegada, Harelbeke, fica nos arredores de Kortrijk e, como sempre, a rota segue um loop nas Ardennes e volta, tendo 17 subidas ao longo do caminho de 205,1 km.

O Katteberg serve para quebrar a monotonia da primeira hora de corrida, mas o resto das subidas são nos últimos 100 quilômetros. A E3 Harelbeke pode ser mais curta que a Ronde, mas poucas corridas colocam tantos obstáculos em um espaço tão apertado.

O “final longo” é o cartão de visita da moderna E3 Harelbeke, e o processo de seleção pode começar na segunda subida ao La Houppe, que ocorre após 92 km. Tradicionalmente, o Taaienberg marca o ponto de virada na corrida, como em 2021, quando Kasper Asgreen começou sua ofensiva. Como no ano passado, o Taaienberg é a oitava subida do dia e será disputada com pouco mais de 80 km restantes.

A partir daí, é uma batalha até o Paterberg e o Oude Kwaremont, com 40 km restantes. A suave, mas íngreme Karnemelkbeekstraat, é novamente a penúltima subida antes da última subida do Tiegemberg. No papel, esta última subida está longe de ser a mais difícil, mas é difícil o suficiente para fazer a diferença no final.

Veja mais no site oficial da corrida

No percurso da Gent-Wevelgem 2021

A Gent-Wevelgem é outra clássica histórica, mas, em vez de repetir as corridas pela região principal das Ardennes, o trajeto segue para o norte, passando por De Moeren, varrida pelo vento, até a costa do Mar do Norte. Em seguida, desce ao longo da fronteira francesa para fazer algumas subidas no oeste de Flandres, sendo a icônica e decisiva a subida Kemmelberg. Vale destacar que a corrida termina em Wevelgem, mas não começa em Gent, e sim em Ypres.

A corrida masculina , que nesta edição terá 248,9 km, foi realizada pela primeira vez em 1934, enquanto a corrida feminina, com 159 km, foi criada em 2012 e agora atua como o quinto evento do calendário do WorldTour feminino. Veja mais no site oficial da corrida.

CALENDÁRIO
25/03  – E3 Saxo Bank Classic 1.UWT
27/03 – Gent-Wevelgem in Flanders Fields 1.UWT
27 /03 – Gent-Wevelgem In Flanders Fields 1.WWT
30/03 – Dwars door Vlaanderen Women 1.Pro
30/03 – Dwars door Vlaanderen 1.UWT
03/04 – Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres 1.WWT
03/04 – Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres 1.UWT
06/04 – Scheldeprijs vrouwen elite 1.1
06/04 – Scheldeprijs 1.Pro
10/04 – Amstel Gold Race 1.UWT
10/04 – Amstel Gold Race Ladies Edition 1.WWT
13/04 – De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne 1.Pro
13/04 – De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne 1.Pro
16/04 – Paris-Roubaix Femmes 1.WWT
17/04 – Paris-Roubaix 1.UWT
20/04 – La Flèche Wallonne Féminine 1..WWT
20/04 – La Flèche Wallonne 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège Femmes 1.WWT