Van der Poel vence a clássica Dwars door Vlaanderen

HomeCiclismo

Van der Poel vence a clássica Dwars door Vlaanderen

Primeira vitória do holandês na temporada belga o coloca entre os favoritos para a clássica monumento Tour de Flanders neste domingo

Van der Poel no grupo escapado

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) ​​venceu nesta quarta-feira (30 de abril) a Dwars door Vlaanderen, clássica de um dia na Bélgica, depois que um grupo com oito ciclistas chegou aos quilômetros finais com muito poder de ataque. Van der Poel respondeu a Tiesj Benoot (Jumbo-Visma) a 1,5 km da meta e depois derrubou seu rival belga com um longo sprint para a linha.

Benoot ficou em segundo, com Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) em terceiro e Victor Campenaerts (Lotto Soudal) em quarto na corrida de 183 km, com muitas subidas curtas e trechos de paralelepípedos.

Stefan Küng (Groupama-FDJ), Ben Turner (Ineos Grenadiers), que também estavam na aceleração, terminaram no Top 10, assim como Nils Politt (Bora-Hansgrohe) e Kelland O’Brien (BikeExchange-Jayco), que estavam no grupo escapado inicial e conseguiram terminar junto com os atacantes.

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) perdeu tempo em um acidente e falhou no ataque decisivo. O esloveno tentou uma aceleração, mas eventualmente diminuiu e se manteve no grupo de perseguição, com a diferença abaixo de um minuto sobre os líderes nos 50 km finais. Pogacar terminou em 10º, a mais de 2 minutos.

Pogacar na disputa

Primeira vitória na temporada belga para MVDP

Van der Poel comemorou ter vencido sua primeira corrida belga da primavera depois de retornar à ação recentemente após seus problemas nas costas. “Eu me senti bem, mas com certeza não era o mais forte do grupo da frente”, disse.

“Tive que diminuir a diferença algumas vezes e acho que fiz uma chegada perfeita. Sei que o Tiesj estava muito forte, a cooperação foi muito boa”, completou o holandês, que conquistou sua segunda vitória na prova depois de faturar a edição de 2019. A corrida é a última preparação antes da clássica monumento Tour de Flanders, neste domingo (3 de abril).

Depois de terminar a Milão-San Remo em 3º e vencer uma das provas da Coppi e Bartali, na Itália, na semana passada, Van der Poel terá o Tour de Flanders como seu grande desafio após seu longo período de recuperação. “Estou feliz pela vitória de hoje, significa muito estar no mais alto nível. Eu trabalhei muito duro para isso. Isso também me dá confiança de que estou de volta”, disse, na entrevista coletiva pós-corrida. “Espero estar um pouco melhor no domingo. Acho que preciso estar melhor.”

O motivo pelo qual precisa estar melhor é que, apesar de ter vencido Benoot e Pidcock, ele sabe que vários competidores do Tour de Flanders optaram por pular a corrida do meio da semana. Entre os ausentes está Wout van Aert (Jumbo-Visma), que tem sido o destaque da primavera até agora, como evidenciado por sua vitória na E3 Harelbeke na semana passada, e um dos seus principais adversários.

MELHORES MOMENTOS

Na prova das mulheres, a vencedora foi a italiana Chiara Consonni (Valcar-Travel & Service), que bateu Julie de Wilde (Plantur Pura) e Elise Chabbey (Canyon-SRAM) no sprint.

Na chegada, a campeã mundial Ellen van Dijk (Trek-Segafredo) lançou vários ataques para tentar dividir o campo reduzido que foi mantido unido principalmente pelos esforços de Annemiek van Vleuten (Movistar) nos quilômetros finais. Após a última curva, Consonni, que saiu da roda de Marie Le Net (FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope), foi a mais rápida pelo lado direito e conquistou a maior vitória de sua carreira até agora.

MELHORES MOMENTOS FEMININO

TOP 10 
1 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 4:05:39
2 Tiesj Benoot (Bel) Jumbo-Visma 0:00:01
3 Thomas Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:05
4 Victor Campenaerts (Bel) Lotto Soudal m.t.
5 Nils Politt (Ale) Bora-Hansgrohe m.t.
6 Stefan Küng (Sui) Groupama-FDJ m.t.
7 Kelland O’Brien (Aus) BikeExchange-Jayco m.t.
8 Ben Turner (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:12
9 Jan Tratnik (Slo) Bahrain Victorious 0:02:08
10 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates m.t.

CALENDÁRIO
03/04 – Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres 1.WWT
03/04 – Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres 1.UWT
06/04 – Scheldeprijs vrouwen elite 1.1
06/04 – Scheldeprijs 1.Pro
10/04 – Amstel Gold Race 1.UWT
10/04 – Amstel Gold Race Ladies Edition 1.WWT
13/04 – De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne 1.Pro
13/04 – De Brabantse Pijl – La Flèche Brabançonne 1.Pro
16/04 – Paris-Roubaix Femmes 1.WWT
17/04 – Paris-Roubaix 1.UWT
20/04 – La Flèche Wallonne Féminine 1..WWT
20/04 – La Flèche Wallonne 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège Femmes 1.WWT