Brasil Ride Espinhaço: Tiago Ferreira e Miguel Muñoz vencem prólogo

HomeMountain bike

Brasil Ride Espinhaço: Tiago Ferreira e Miguel Muñoz vencem prólogo

Sheman Trezza e Lukas Kaufmann, campeões de 2021, terminaram em quarto lugar; no feminino, Isabella Lacerda e Hercília Souza venceram

Largada do prólogo Foto: Nicolas Ferri

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Brasil Ride

A dupla que reúne o português Tiago Ferreira e o espanhol Miguel Muñoz (DMT Racing Team) venceu o prólogo da Santander Brasil Ride Espinhaço nesta terça-feira (19 de abril) em Conceição do Mato Dentro (MG). A prova em cinco etapas termina sábado.

O prólogo teve 16,5 km e 385m de altimetria nas proximidades da arena Santander Brasil Ride.

Na Open masculino, Tiago Ferreira / Miguel Muñoz (DMT Racing Team) venceram com o tempo de 40 minutos. O português e espanhol foram seguidos pelas duas duplas da República Tcheca: Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna – Accolade 1) e Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna – Accolade 2), que concluíram em 40min09 e 40min20, respectivamente.

“O prólogo é muito físico, o que nos beneficia muito. Então sabíamos que precisávamos dar o máximo nas subidas porque o Lukas e o Sherman ganham tempo ao descer. Então passava um pouco por aí a nossa estratégia: pular o mais rápido possível na frente deles. Foi fantástico e agora temos quatro dias mais”, comentou Ferreira, campeão mundial de MTB Marathon de 2016 e campeão da Brasil Ride de 2019.

Os vencedores Tiago Ferreira e Muñoz Foto: Nicolas Ferri

Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport), campeões do Espinhaço 2021, encerraram em quarto lugar, com 41min01s. “A gente esperava mais. Mas conseguimos gerir para não ter erros e problemas mecânicos para as próximas etapas”, disse Trezza. “É uma etapa mais curta, bem intensa. Fizemos o melhor dentro do possível. Agora é pedalar com mais inteligência e constância”, complementa Kaufmann .

No feminino, Isabella Lacerda / Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) concluíram o prólogo com 49min56, com pouco mais de três minutos à frente das duplas Paula Gallan / Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) e Iara Leite / Ana Panini (Cm7/Sicred). Isabella, que em 2021 foi campeã ao lado de Paula, busca repetir o bom desempenho ao longo das próximas quatro etapas.

“A prova foi muito rápida e eu e a Hercília conseguimos ter um entrosamento bem legal. Fluimos bastante nas trilhas. E amanhã a gente segue com a camisa de líder e defendendo até o último dia. Agora serão etapas mais longas, então tem que ter um pouquinho mais de dosagem do ritmo. Hoje foi só o aperitivo”, destaca Isabella.

Ponte no percurso Foto: Marcelo Maragni

A Santander Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI – União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Top 5 das elites após o prólogo:
Masculino
1 – Tiago Ferreira / Miguel Munhoz – 40min00
2 – Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss – 40min09
3 – Matous Ulman / Tomas Visnovisky – 40min20
4 – Sherman Trezza / Lukas Kaufmann – 41min01
5 – Halyson Ferreira / Filipe Francisco – 41min15

Feminino
1- Isabella Lacerda / Hercília Souza – 49min56
2 – Paula Gallan / Luman Diniz – 53min17
3 – Iara Leite / Ana Panini – 53min38
4 – Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão – 57min53
5 – Eliane Rezende / Liege Walter – 1h11min01

Resultados aqui

Transmissão ao vivo
A Santander Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Santander Brasil Ride.

Próximas etapas
2ª etapa – Dois Córregos (20/04) – 50,6km I 1.201m de altimetria
3ª etapa – Rainha (21/04) – 83,2 km I 2.321m de altimetria
4ª etapa – Cross Country (22/04) – 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria
5ª etapa – Final (23/04) – 33,5 km I 1.053 m de altimetria

LEIA MAIS
Brasil Ride no Bikemagazine