Brasil Ride Espinhaço: Tiago Ferreira vence XCO; Kulhavy e Rauchfuss seguram liderança

HomeBrasil Ride

Brasil Ride Espinhaço: Tiago Ferreira vence XCO; Kulhavy e Rauchfuss seguram liderança

No feminino, Isabella Lacerda e Hercília Souza estão bem perto do título geral; etapa final da ultramaratona será neste sábado

O português Tiago Ferreira no XCO Foto: Alemão Silva

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Brasil Ride

O português Tiago Ferreira venceu a quarta e penúltima etapa da Santander Brasil Ride Espinhaço nesta sexta-feira (22 de abril) em Conceição do Mato Dentro (MG). A prova de cross country olímpico foi disputada em um circuito de 6,2km e 212 metros de altimetria, localizado no Parque Natural Municipal do Salão das Pedras.

Diferentemente dos dias anteriores, a etapa do XCO é realizada de forma individual, sem a necessidade das equipes (duplas ou trios) pedalarem juntas. Assim, Ferreira pôde imprimir um ritmo alucinante, concluindo as quatro voltas previstas (total de 24,8km e 848m de subidas acumuladas) em 1h01min45.

“A estratégia era sair com tudo pois não tinha nada a perder. Tentei colocar logo de início um ritmo alto. E mesmo com este calor consegui manter o ritmo em todas as voltas. Apesar da média de tempo não ser suficiente para me fazer ganhar, saí bastante contente pela vitória”, conta Ferreira.

Apesar da vitória, o português está na quarta colocação na somatória geral de tempos acumulados após quatro etapas ao lado do companheiro, o espanhol Miguel Muñoz, com mais de 30 minutos de desvantagem sobre os líderes, os tchecos Jaroslav Kulhavý e Marek Rauchfuss.

“Fizemos uma corrida segura, sem problemas técnicos. Para amanhã precisamos manter a jersey amarela. E nossos companheiros, Matous [Ulman] e Tomas [Visnovisky], que estão na segunda colocação, são a melhor opção para o nosso time”, diz Rauchfuss. “É maravilhoso estarmos na primeira colocação. Mas ainda está aberto, porque podemos enfrentar qualquer tipo de problema mecânico ou dano nos pneus. Por isso precisamos continuar concentrados”, complementa Kulhavý.

Ponte suspensa no percurso Foto: Wladimir Togumi

Sherman Trezza e Lukas Kaumann continuam como a dupla brasileira melhor colocada na Santander Brasil Ride. Na etapa Cross Country optaram em garantir as quatro voltas, sem necessariamente forçar um ritmo mais forte que pudesse causar qualquer tipo de acidente, lesão no corpo, ou mesmo problemas mecânicos com a bike. Ao fim da XCO, fizeram o oitavo e décimo melhores tempos, respectivamente.

Conforme regulamento do Cross Country na Santander Brasil Ride, após o líder completar as quatro voltas no percurso, a prova é encerrada e nenhum outro atleta pode iniciar uma nova volta. Aqueles que deram menos de quatro voltas tiveram 60 minutos acrescidos a cada volta que deixaram de completar.

A líder Isabella Lacerda vence no XCO

No XCO feminino, Isabella Lacerda (1h15min07) e a sua companheira Hercília Souza (1h15min07) foram as únicas a completarem as quatro voltas, ampliando assim ainda mais a vantagem no tempo acumulado geral. “Não tem nada ganho ainda, principalmente numa ultramaratona. Então independente da vantagem, amanhã vamos largar para fazer o nosso melhor de novo”, afirma Isabella.

O Cross Country na Santander Brasil Ride foi separado em três baterias. Numa delas, a das “E-bikes”, Albert Morgen venceu mais vez no masculino, com o tempo de 54min56. E, no feminino, Christiane Allmen foi a primeira colocada com o tempo de 1h00min38. Ambos mantém a liderança de suas categorias.

Neste sábado, último dia do evento, será realizada a Maratona Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada.

Top 3 – etapa Cross Country:
Masculino
1 – Tiago Ferreira – 01h01min45 (4 voltas)
2 – Marek Rauchfuss – 01h02min51 (4 voltas)
3 – Miguel Muñoz – 01h03min20 (4 voltas)

Feminino
1- Isabella Lacerda – 01h15min07 (4 voltas)
2 – Hercília Souza – 01h23min00 (4 voltas)
3 – Liege Walter – 01h02min31 (3 voltas)

Top 5 (OPEN masculino – acumulado após quatro etapas)
1º Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss – 07h40min42
2º Matous Ulman / Tomas Visnovisky – 07h44min00
3º Sherman Trezza / Lukas Kaufmann – 07h56min09
4º Tiago Ferreira / Miguel Munhoz – 08h13min07
5º Raphael Mendes / Jhefferson Paiva – 08h31min39

Top 5 (FEMININO – acumulado após quatro etapas)
1º Isabella Lacerda / Hercília Souza – 10h16min09
2º Paula Gallan / Luman Diniz – 11h29min16
3º Iara Leite / Ana Panini – 11h35min22
4º Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão – 11h51min38
5º Eliane Rezende / Liege Walter – 12h02min02

RESULTADOS COMPLETOS AQUI

LEIA MAIS
Brasil Ride no Bikemagazine