Copa do Mundo no Brasil: confira o circuito em Petrópolis

HomeMountain bikeCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo no Brasil: confira o circuito em Petrópolis

Disputa do short track será na sexta-feira e do cross country olímpico no domingo, com transmissão ao vivo pela Red Bull TV

A norte-americana Kate Courtney na prova do XCC na CIMTB no mesmo circuito da Copa do Mundo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Copa do Mundo de MTB abre a temporada do short track (XCC) e do cross country olímpico (XCO) de 2022 no Brasil, mais precisamente no São José Bike Club, no Vale do Cuiabá, em Itaipava, distrito de Petrópolis, terra-natal de Henrique Avancini, fundamental para a realização do evento no País após 17 anos.

Avancini também é o responsável pela montagem da pista de 4.300 metros e 182 metros de subida acumulada junto com sua equipe. No final de semana passado, uma etapa da Copa Internacional de MTB (CIMTB) serviu de aperitivo para o evento (leia mais aqui).

Integrantes da equipe Pivot Cycles já foram reconhecer o circuito e divulgaram um vídeo. Confira:

Responsável pelo evento, o britânico Simon Burney, que esteve conferindo as disputas da CIMTB,  está otimista sobre o circuito. “Estive aqui 50 dias atrás. É incrível ver a diferença com a estrutura montada e com as pessoas presentes. Sobre a pista, todos os retornos que tivemos dos pilotos e de suas equipes foram realmente positivos. A corrida foi um pouco difícil porque choveu, o que me deixou um pouco apreensivo. Talvez algumas seções ficaram difíceis com mais chuva. Foi desafiador, mas não tivemos nenhum grande problema”, comentou.

“Em resumo, os competidores nos pediram para não mudarmos nada, porque estava tudo muito legal. Para nós, esse é um ótimo cenário. Teremos muito trabalho até quinta-feira (7), que vai depender muito se irá chover, mas a sensação é de que não será um problema caso chova”, avaliou Simon Burney. Mas, na quinta-feira, a UCI solicitou algumas mudanças no percurso.

Programação
A programação oficial começa nesta quinta-feira, dia 7, com a abertura da secretaria para atletas e treino livre. Na sexta-feira, dia 8, tem as provas do short track (XCC) masculina e feminina. As mulheres iniciam a competição às 16h30, e os homens competem logo em seguida, às 17h15.

No sábado, dia 9, é vez das categorias júnior, com a feminina às 9h30 e a masculina às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. A final é domingo, dia 10, com a largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35.

Cross Country Short Track (XCC)
É uma prova explosiva com o objetivo de classificar 24 competidores para as três primeiras filas de largada do XCO. Cada fila comporta oito atletas e essa classificação é estratégica para uma boa corrida no domingo. O XCC dura 20 minutos + 1 volta e é disputado em um circuito curto que possui entre 1 e 2 quilômetros de extensão.

Cross Country Olímpico (XCO)
A disputa dura entre 80 e 90 minutos e é realizada em um circuito de 4 a 5 quilômetros. A prova testa todos os limites físicos e mentais do atleta na interação com a pista, recheada de desafios.

TV RED BULL
A Copa do Mundo tem transmissão ao vivo pela TV Red Bull

Programação:
Dia 8 de abril (sexta-feira): XCC, a partir das 16h20 (horário de Brasília)
Dia 10 de abril (domingo): XCO feminino, a partir das 11h (horário de Brasília), e XCO masculino, a partir das 14h15 (horário de Brasília)
Transmissão: Pela Red Bull TV, por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/events/copa-do-mundo-de-mountain-bike-petropolis-brasil-2022 ; pelo aplicativo da Red Bull TV, disponível aos sistemas Android e IOS; por smartvs ou por dispositivos de streaming, como a Roku.
Narração: Camilla ‘Milla’ Garcia
Comentários: Vivi Favery

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB terá etapa no Brasil em 2022

Quem vai poder disputar a Copa do Mundo no Brasil em 2022?

Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine