Liège-Bastogne-Liège: Evenepoel conquista vitória solo; Van Aert é 3º

HomeCiclismo

Liège-Bastogne-Liège: Evenepoel conquista vitória solo; Van Aert é 3º

Bélgica fatura os três lugares do pódio da clássica Monumento, com Hermans em segundo lugar; Alaphilippe tem queda grave

Evenepoel no caminho da vitória

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Remco Evenepoel (QuickStep-AlphaVinyl) conquistou a maior vitória de sua carreira até hoje ao faturar neste domingo (24 de abril) a clássica Monumento Liège-Bastogne-Liège, na Bélgica, depois de avançar sozinho no topo do Côte de la Redoute, a 29 km da chegada.

Quinten Hermans (Intermarché-Wanty-Gobert) venceu o sprint pelo segundo lugar à frente de Wout van Aert (Jumbo-Visma), 48 segundos depois. O pódio, portanto, teve três belgas, o que não ocorria desde 1976.

O vencedor marcou o tempo de 6h12min38s no percurso de 257,1 km. A vitória de Evenepoel salvou a campanha de Clássicas de Primavera de sua equipe QuickStep-AlphaVinyl, e veio depois de uma edição dramática; seu companheiro de equipe, o campeão mundial Julian Alaphilippe, sofreu uma queda no Col du Rosier e teve de ser levado de ambulância.

O ataque de Evenepoel perto do topo fez com que ele se afastasse do grupo de favoritos. O belga começou a abrir caminho entre os sobreviventes da fuga e ultrapassou o último escapado, Bruno Armirail (Groupama-FDJ), na subida final da Côte de la Roche-aux-Faucons, faltando 14km para a chegada.

Pelotão na clássica Liège-Bastogne-Liège

Evenepoel tinha uma vantagem de meio minuto sobre seus perseguidores na base da subida e ampliou essa vantagem nas encostas íngremes. Ironicamente, o belga talvez tenha sido ajudado pela presença de seu rival Van Aert no grupo de perseguição, já que poucos queriam ajudar a levar o campeão belga a um sprint em Liège.

Quando Van Aert foi distanciado por acelerações de Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) e Dylan Teuns (Bahrain Victorious) em Boncelles com 10 km restantes, a vantagem de Evenepoel caiu brevemente em 20 segundos. Mas, quando Van Aert voltou a acelerar, a perseguição diminuiu o ritmo e a liderança de Evenepoel aumentou.

Pódio com três belgas

TOP 10
1 Remco Evenepoel (Bel) Quick-Step Alpha Vinyl Team 6:12:38
2 Quinten Hermans (Bel) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux 0:00:48
3 Wout Van Aert (Bel) Jumbo-Visma m.t.
4 Daniel Martinez Poveda (Col) Ineos Grenadiers m.t.
5 Sergio Higuita Garcia (Col) Bora-Hansgrohe m.t.
6 Dylan Teuns (Bel) Bahrain Victorious m.t.
7 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team m.t.
8 Neilson Powless (USA) EF Education-EasyPost m.t.
9 Marc Hirschi (Swi) UAE Team Emirates m.t.
10 Michael Woods (Can) Israel-Premier Tech m.t.

MELHORES MOMENTOS