De Brabantse Pijl: vitória solo de Magnus Sheffield, de 19 anos

HomeCiclismo

De Brabantse Pijl: vitória solo de Magnus Sheffield, de 19 anos

Benoit Cosnefroy vence sprint pelo segundo lugar; no feminino, a vencedora foi a holandesa Demi Vollering, também com vitória solo

Magnus Sheffield vence a De Brabantse Pijl com 37 segundos de vantagem

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O norte-americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) conquistou vitória solo na corrida belga De Brabantse Pijl, nesta quarta-feira (13 de abril), disputada sob muita chuva. O ciclista de 19 anos atacou no grupo escapado com 3,5 km para a chegada e se manteve firme na subida final em Overijse. Sheffield encerrou com o tempo de 4h53min21s, 37 segundos na frente dos perseguidores.

Benoit Cosnefroy (AG2R Citroën) venceu o sprint pelo segundo lugar e Warren Barguil (Arkea-Samsic) foi premiado com o terceiro lugar depois que Tim Wellens (Lotto Soudal) foi rebaixado para nono por se desviar de sua linha de sprint nos últimos metros,

“Gosto muito destas corridas, com curvas técnicas e mau tempo,” disse Sheffield. “Você tem que lutar o dia todo.”

Um exasperado Remco Evenepoel (QuickStep-AlphaVinyl) cruzou a linha com a mão levantada em protesto. O belga, que terminou em sexto, a 41 segundos, caiu duas vezes nas subidas de paralelepípedos de Hertstraat, lutou para voltar a cada vez e permaneceu uma ameaça constante. Depois, em um movimento irregular, empurrou Ben Turner (Ineos Grenadiers) e, mais tarde, desculpou-se publicamente.  “Estava muito escorregadio, muito difícil ficar em cima da bike e não cair.”

Evenepoel na ponta do pelotão

Foi Turner quem criou a seleção crucial quando acelerou na subida de paralelepípedos de Moskesstraat, com 50 km restantes. Quando a poeira baixou do outro lado, ele tinha nove adversários como companhia, e logo ficou claro que esse era o movimento que definiria a corrida.

As três voltas do circuito de finalização montanhosa ao redor de Overijse se tornaram uma espécie de luta lenta, com o grupo da frente constantemente se fragmentando e se reformando em meio a ataques e contra-ataques na sucessão de subidas.

Sheffield teve a coragem e a força para pressionar quando uma lacuna se abriu atrás dele na aproximação final da chegada. Cosnefroy e Evenepoel fizeram tentativas de atravessar, mas seus esforços foram fortemente marcados pela dupla da Ineos Turner e Tom Pidcock. A vantagem de Sheffield cresceu e o jovem de 19 anos lidou confortavelmente com a subida final em Overijse para conquistar sua segunda vitória com as cores da Ineos.

“Acabei de seguir um movimento com Wellens e, quando ele se afastou, me vi sozinho”, disse Sheffield. “Todo mundo estava apenas olhando para ele, porque estava nos quilômetros finais. Eu apenas tentei ir a toda até a meta”, contou.

O campeão mundial Julian Alaphilippe (QuickStep-AlphaVinyl) perdeu a divisão decisiva e mais tarde foi derrubado de sua bicicleta em um acidente que ocorreu quando seu próprio carro da equipe estava tentando passar o pelotão. O francês inicialmente sentou-se no chão segurando seu ombro, mas posteriormente conseguiu voltar.

A volta final foi novamente pontuada por ataque e contra-ataque, com Cosnefroy e Sheffield entre os que tentaram a sorte nos últimos 12 km, embora Evenepoel tenha desempenhado um papel significativo na costura da corrida em cada ocasião.

A holandesa Demi Vollering conquistou vitória solo

Na prova das mulheres, a vencedora foi a holandesa Demi Vollering (Sd Worx), também com uma vitória solo dominante, com 22 segundos de vantagem. Depois do segundo lugar na Amstel Gold Race de domingo e na De Brabantse Pijl do ano passado, Vollering estava forte e determinada a vencer. Atacou com Pauliena Rooijakkers (Canyon-SRAM) a 30 km do final e depois, à medida que a diferença crescia no circuito final montanhoso, decolou sozinha.

Katarzyna Niewiadoma (Canyon-SRAM) atacou no grupo de perseguição e ganhou o sprint pelo segundo lugar depois que Rooijakkers foi pega. Liane Lippert (Team DSM) foi a terceira.

MELHORES MOMENTOS

 


TOP 10
1 Magnus Sheffield (EUA) Ineos Grenadiers 4:53:21
2 Benoit Cosnefroy (Fra) AG2R Citroen Team 0:00:37
3 Warren Barguil (Fra) Arkea-Samsic m.t.
4 Ben Turner (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:40
5 Thomas Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:41
6 Remco Evenepoel (Bel) Quick-Step Alpha Vinyl Team m.t.
7 Michael Matthews (Aus) BikeExchange-Jayco m.t.
8 Dylan Teuns (Bel) Bahrain Victorious m.t.
9 Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal m.t.
10 Xandro Meurisse (Bel) Alpecin-Fenix 0:00:51

TOP 10 FEMININO
1 Demi Vollering (Hol) SD Worx 3:38:00
2 Katarzyna Niewiadoma (Pol) Canyon-Sram Racing 0:00:22
3 Liane Lippert (Ale) Team DSM Women m.t.
4 Marlen Reusser (Sui) SD Worx 0:00:27
5 Juliette Labous (Fra) Team DSM Women 0:00:44
6 Pauliena Rooijakkers (Hol) Canyon-Sram Racing 0:00:58
7 Silvia Persico (Ita) Valcar-Travel & Service 0:01:02
8 Ashleigh Moolman-Pasio (RSA) SD Worx m.t.
9 Sofia Bertizzolo (Ita) UAE Team ADQ m.t.
10 Alexandra Manly (Aus) BikeExchange-Jayco Women m.t.

CALENDÁRIO
16/04 – Paris-Roubaix Femmes 1.WWT
17/04 – Paris-Roubaix 1.UWT
20/04 – La Flèche Wallonne Féminine 1..WWT
20/04 – La Flèche Wallonne 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège 1.UWT
24/04 – Liège-Bastogne-Liège Femmes 1.WWT