Santander Brasil Ride Espinhaço 2022 começa nesta terça-feira

HomeBrasil Ride

Santander Brasil Ride Espinhaço 2022 começa nesta terça-feira

Prova em cinco etapas terá percurso de 210 km; dupla Sherman Trezza e Lukas Kaufmann, campeã de 2021, vai defender o título

A Serra do Espinhaço e a Cachoeira do Tabuleiro ao fundo durante a prova de 2021 Foto: Alemão Silva

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A prova Santander Brasil Ride Espinhaço começa a ser disputada nesta terça-feira (19 de abril) na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro (MG). Durante cinco etapas, os competidores terão 210 km de trilhas de terra com 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário UCI (União Ciclística Internacional).

Entre os participantes confirmados estão o português Tiago Ferreira – campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike na modalidade Maratona (XCM), que faz dupla com o espanhol Miguel Munhoz (equipe DMT Racing Team). O tcheco Jaroslav Kulhavý, campeão olímpico em Londres-2012, fará dupla com o compatriota Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna – Accolade 1).

A dupla brasileira Sherman Trezza/Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport) também marca presença, defendendo o título conquistado no Espinhaço em 2021.

Os campeões de 2021 Sherman Trezza e Lukas Kaufmann Foto: Marcelo Maragni

A etapa de abertura (prólogo) reserva 16,5 km, com 385m de altimetria. O segundo dia serão mais 50,6km, com 1.201m de altimetria. A terceira etapa será a mais desafiadora, com 83,2 km e 2.321m de altimetria. O penúltimo dia será reservado ao XCO, em um circuito de 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria. A decisão, no dia 23, terá 33,5 km e 1.053 m de altimetria total.

Também no último dia do evento acontece a Maratona Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

“Encerramos a temporada passada no Espinhaço e agora temos o prazer de voltar para a abertura do Tour 22 neste cenário natural espetacular e que torna essa experiência única. Uma abertura de temporada que tem tudo para atender as expectativas dos nossos atletas e que reserva outras boas novidades ao longo deste ano”, comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.

“Começamos a parceria com o Brasil Ride no ano passado, e estamos muito felizes por seguir avançando nesse projeto, que é referência do mountain bike nacional. Essa é mais uma das nossas iniciativas de apoio a esse esporte tão democrático e popular em todo o mundo. Seja nas trilhas, estradas ou ruas, milhões de brasileiros usam suas bicicletas diariamente como meio de transporte, para fazer um exercício físico ou simplesmente para ter um momento de lazer”, diz Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.

Além do Espinhaço, o Santander Brasil Ride 2022 ainda terá provas em Pardinho e Botucatu (SP); e o tradicional Santander Brasil Ride Arraial d’Ajuda (BA), maior evento de mountain bike premium do mundo. Entre as novidades do calendário estão o retorno de Linhares (ES) e a estreia de Bonito (MS).

CALENDÁRIO TOUR SANTANDER BRASIL RIDE 2022

Santander Brasil Ride Espinhaço
Data: 19 a 23/04
Local: Conceição do Mato Dentro / MG

Santander Maratona Cipó
Data: 23/04
Local: Conceição do Mato Dentro / MG

Santander Road Brasil Ride
Data: 12/06
Local: Pardinho / SP

Santander Festival Brasil Ride – Warm Up
Data: 16 a 18/06
Local: Botucatu / SP

Santander Warm Up Linhares / ES
Data: 31/07
Local: Linhares / ES

Santander Warm Up Bonito / MS
Data: 10 a 11/09
Local: Bonito / MS

Santander Brasil Ride Bahia
Data: 23 a 29/10
Local: Arraial d’Ajuda – Guaratinga / BA

Santander Maratona dos Descobrimentos
Data: 29/10
Local: Arraial d’Ajuda / BA

Ultra Trail Run 70k
Data: 10/12
Local: Botucatu / SP

Santander Diverge Gravel Race
Data: 11/12
Local: Botucatu / SP

Veja mais no site oficial