Campeão brasileiro de XCO Junior, Eiki Leôncio estreia na Europa

HomeCompetições

Campeão brasileiro de XCO Junior, Eiki Leôncio estreia na Europa

Depois de vencer a Junior Series em Petrópolis, brasileiro de 18 anos vai para o Centro de Treinamento da UCI na Suíça

Eiki Leôncio da Junior Series em Petrópolis em abril

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Aos 18 anos, Eiki Leôncio tem se destacado entre a nova geração do mountain bike. Venceu o título nacional do XCO da categoria Junior em 2021 e, com a camisa de campeão brasileiro, conquistou a prova da Junior Series na etapa da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis, em abril.

Em maio, Eiki partiu para uma temporada no Centro de Treinamento da UCI em Aigle, na Suíça, de onde conversou com o Bikemagazine.

Há três semanas na Europa, o brasileiro estreou sua primeira prova europeia na etapa da Copa do Mundo em Albstadt, na Alemanha, e, na semana seguinte, disputou a etapa de Nove Mesto, na República Tcheca.

“Tinha acabado de chegar, estava frio e chovendo, não estava adaptado ao fuso horário, enfim, eu não estava preparado em Albstadt. Mas, em Nove Mesto, fui super bem, fiz uma boa prova em termos de tempo a cada volta, apesar de, na largada, ter enroscado no alambrado. Fiquei em último na start lap e terminei em 67º”, conta.

Eiki Leôncio com uniforme da equipe UCI em Aigle, na Suíça

Eiki, que é de Mogi das Cruzes e cujo avô é japonês, conta que começou a pedalar muito jovem, por influência do pai. “Olhava as revistas de ciclismo desde pequeno, acompanhava as notícias, no começo gostava mais de speed. Passei muitos anos treinando, depois mudei para o MTB. Em 2017, estava gostando muito de pedalar em trilhas, e fui disputar o GP Ravelli em Serra Negra”, recorda Eiki. Depois vieram outras provas, mas ele diz que “não era muito de ganhar”.

“Acho que, na base, o atleta não deve se importar tanto com resultados. No Brasileiro de 2018, fiquei em quarto, depois fui o terceiro em 2019, o segundo em 2020 até que, no ano passado, venci”, completa.

Eiki fica no Centro de Treinamento da UCI até o final da temporada. Entre os objetivos estão o Mundial de MTB 2022, que será em Les Gets, na França, no final de agosto, e as etapas da Copa do Mundo de MTB, sendo a última a de Val di Sole, na Itália, na primeira semana de setembro. Na UCI, Eiki tem a companhia de mais dois brasileiros na equipe, Gustavo Xavier e Gabriela Ferolla.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB: campeão brasileiro vence Junior Series