Copa do Mundo: Pidcock fatura em Nove Mesto; Avancini 14º

HomeCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo: Pidcock fatura em Nove Mesto; Avancini 14º

Pidcock derrota Dascalu no sprint da etapa na República Tcheca; Nino Schurter tem pneu furado, recupera e termina em terceiro

Pidcock vence a segunda etapa seguida do XCO da Copa do Mundo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCIMTB

O campeão olímpico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) conquistou a etapa do cross country (XCO) na Copa do Mundo de MTB em Nove Mesto, na República Tcheca, neste domingo (15 de maio), com um forte sprint. O romeno Vlad Dascalu ficou em segundo lugar e o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram) foi o terceiro, a 30 segundos.

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) largou bem, chegou a liderar, e terminou na 14ª colocação, a 2min01s. “Estou fora do ritmo da ponta, mas já estive muito mais longe e voltei. Vai custar tempo e muito esforço, mas creio que ainda volto pra ponta nessa temporada”, afirmou o brasileiro.

Avancini e Schurter no XCO em Nove Mesto Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

A australiana Rebecca McConnell conquista a terceira vitória seguida no XCO

Na prova das mulheres, a australiana Rebecca McConnell conquistou sua terceira vitória seguida. A francesa Loana Lecomte foi a segunda e a sueca Jenny Rissveds a terceira.

Dascalu assumiu o comando da corrida no início e estabeleceu um ritmo alto para esticar o pelotão. No início da primeira volta, as posições da frente começaram a mudar, entre Filippo Colombo, Nino Schurter, o próprio Vlad Dascalu e Henrique Avancini.

No meio da segunda volta, Pidcock assumiu a liderança mas, ao contrário de outras vezes, não lançou nenhum ataque definitivo, limitando-se a liderar por alguns quilômetros até que, na quarta volta, foi ultrapassado por Nino Schurter e Dascalu.

Na quinta volta, um furo de Nino Schurter incentivou um ataque de Dascalu na subida mais difícil do circuito. Schurter conseguiu voltar rapidamente, apesar de ter caído para a 15ª posição, a 1 minuto da ponta da corrida. O suíço continuou sua épica recuperação e na penúltima volta já estava em sexto, 15 segundos atrás dos líderes.

Britânico domina etapa em Nove Mesto

Na passagem para a última volta, Schurter estava de volta ao primeiro grupo. Mathias Flückiger estava liderando até que Dascalu atacou na subida, seguindo forte na descida também, mas Pidcock conseguiu chegar perto o suficiente para ter uma última chance no final. Schurter pareceu que iria pagar pelo esforço do retorno e se contentou com o terceiro lugar.

Tudo foi resolvido na reta final do circuito com um tremendo sprint que deu a vitória a Tom Pidcock, com 1h21min19s. Dascalu, com o mesmo tempo, foi o segundo e Schurter, em terceiro, cruzou a 30 segundos.

Avancini
Com a colocação em Nove Mesto, Avancini soma agora 369 pontos na classificação geral do Cross Country Olímpico da Copa do Mundo de MTB, ocupando a 9ª colocação do ranking da competição na temporada 2022, subindo uma posição com a etapa realizada em Nové Mesto. Foram até o momento disputadas 3 das 9 etapas da Copa do Mundo – Petrópolis (Brasil), Albstadt (Alemanha) e Nové Mesto (República Tcheca).

Em Petrópolis, onde foi disputada a 1ª etapa, Avancini ficou com o 4º lugar na prova de Short Track e a 13ª colocação no Cross Country Olímpico (XCO). Em Albstadt, o brasileiro foi 5ª colocado no Short Track e 9º no Cross Country. Já em Nové Mesto ele foi 10º colocado no Short Track e 14º no Cross Country.

A próxima etapa do XCC e XCO será entre os dias 10 e 12 de junho em Leogang, na Áustria.

TOP 10
1 Thomas Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers 1:21:19
2 Vlad Dascalu (Rom) Trek Factory Racing Xc 0:00:01
3 Nino Schurter (Sui) Scott-SRAM MTB Racing Team 0:00:30
4 Anton Cooper (NZl) Trek Factory Racing Xc 0:00:33
5 Alan Hatherly (RSA) Cannondale Factory Racing m.t.
6 Mathias Flückiger (Sui) Thömus Maxon 0:00:34
7 Titouan Carod (Fra) Bmc mtb Racing 0:01:01
8 Andri Frischknecht (Sui) Scott-SRAM MTB Racing Team 0:01:04
9 Luca Schwarzbauer (Ale) Canyon Cllctv 0:01:17
10 Vital Albin (Sui) Thömus Maxon 0:01:41

14 Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) 0:02:01

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine