Etapa épica com Márcio May na Serra do Rio do Rastro e Morro da Igreja

HomeDestaque

Etapa épica com Márcio May na Serra do Rio do Rastro e Morro da Igreja

No oitavo dia do Desafio Tour de Santa Catarina, Márcio May contou com o gregário de luxo André Gohr; neste sábado o ciclista chega a Florianópolis

A icônica Serra do Rio do Rastro

Do Bikemagazine
Fotos de Rodrigo Philipps

O nono dia do “Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos” foi outra etapa épica e que pode também ser considerada uma etapa rainha, afinal, hoje a chegada foi no alto do Morro da Igreja, em Urubici, a 1.822 metros sobre o nível do mar e, no trajeto, o percurso passou pela mítica subida da Serra do Rio do Rastro.

A saída foi em Criciúma, com temperatura de 9 graus. Foram 178,7km percorridos em 7h18min, com 4.678 metros de altimetria acumulada. Com tanta subida, a velocidade média foi de 24,5km/h.

“Hoje foi de doer. Já estou no oitavo dia do desafio e as pernas já sentem o cansaço acumulado. A ajuda do André Gohr foi fundamental num dia como hoje”, disse May, que já pedalou 1.484,5km e 26.736 metros de ascensão acumulada.

Confira todos os detalhes da pedalada no Strava

O ciclista profissional André Gohr acompanhou Márcio May

GREGÁRIO DE LUXO
May iniciou a etapa em companhia na saída dos ciclistas de Criciúma Richard Borges Medeiros e Igor Fontana, Aurélio Pazzeto (Siderópolis) e do paulista André “Banana” Francisco, de Campos do Jordão.

Durante todo o percurso May teve como gregário o ciclista profissional André Gohr, da equipe paulista Funvic. Gohr tem nove títulos nacionais e recentemente conquistou a quinta colocação no Campeonato Panamericano disputado na Argentina em abril.

“Para mim hoje foi muito especial. Eu já tinha admiração pelo Márcio e quando ele me chamou para participar desta etapa eu aceitei na hora. É uma honra e uma grande alegria poder fazer parte da celebração dos seus 50 anos”, disse André Gohr, ciclista de Brusque e primo em segundo grau do célebre Soelito Gohr, bicampeão mundial de paraciclismo.

André “Banana” por sua vez tinha o sonho de pedalar na Serra do Rio do Rastro, até o alto do Mirante, e demonstrou força ao decidir acompanhar a dupla até o final da jornada, no portão do Sindacta II, dentro do Parque Nacional São Joaquim. A subida final até o top do Morro da Igreja tem um desnível de 900 metros com trechos de até 30% de inclinação.

“Hoje é um dia memorável para mim. Eu conheci o Márcio May no hospital quando Erivan de Lima estava doente. Quando eu soube que ele faria esta pedalada eu me programei para estar aqui em Santa Catarina e fazer esta etapa com ele. Vim aqui representando meu amigo Erivan, que faleceu vítima de um câncer em 2020”, relatou emocionado André.

No caminho, May foi recebido pelo fã Richard Canever e autografou a camisa da Brasil Ride que ganhou de May em 2015.

No caminho das montanhas

PERCURSO ALTERADO
O percurso da penúltima etapa foi alterado por conta da queda de uma barreira na Serra do Corvo Branco.

O novo trajeto até Florianópolis vai subir a Serra do Panelão e depois ingressa na BR-282, passa por Bom Retiro, Alfredo Wagner e segue em direção à capital catarinense e termina no alto do Morro da Cruz.

“Decidimos subir até o Morro da Cruz, lugar icônico para os ciclistas de Floripa. Espero encontrar muitos fãs na última grande subida de meu desafio”, diz May.

No total serão 176,6km, com uma altimetria acumulada de 2.384 metros.

A saída de Urubici será do Zecas Hotel às 8 horas. A previsão para a chegada no alto do Morro da Cruz está prevista entre 14h e 15 horas. Mais uma vez May terá André Gohr como gregário.

Final do oitavo dia para Márcio May

CAMISA AMARELA
Para o desafio, May criou um uniforme que homenageia o Tour de Santa Catarina com uma camisa amarela, cor da jersey usada pelo líder da classificação geral da mais famosa corrida por etapas do Brasil e tantas vezes usadas por May em suas inúmeras participações na prova.

A camisa, produzida pela Márcio May Sports, pode ser adquirida diretamente no site www.marciomaysports.com.br e parte da renda será revertida para a aquisição de uma bicicleta para o triatleta catarinense Júlio Martins, de 21 anos, natural da cidade de Palhoça.

AS ETAPAS
1 – Brusque a São Bento do Sul – 211km – 13 de maio
2 – São Bento do Sul a Porto União – 199km – 14 de maio
3 – Porto União a Chapecó – 243km – 15 de maio
4 – Chapecó a Joaçaba – 203km – 16 de maio
5 – Joaçaba a Rio do Sul – 221km – 17 de maio
6 – Rio do Sul a São Martinho – 210km – 18 de maio
7 – São Martinho a Criciúma – 108km – 19 de maio
8 – Criciúma a Urubici (Morro da Igreja) – 179km – 20 de maio
9 – Urubici a Florianópolis – 227km – 21 de maio
10 – Florianópolis a Brusque – 124km – 22 de maio

MÁRCIO MAY NAS REDES SOCIAIS
www.facebook.com/marciomay
www.instagram.com/marciomaysports
www.instagram.com/marciomay
www.strava.com/athletes/1699830

Siga também a hashtag #marciomay50anos

O “Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50” tem o apoio de Diklatex, Continental, Royalpro, Cannondale e Márcio May Sports.

Saiba mais sobre a Márcio May Sports no site oficial www.marciomaysports.com.br