Márcio May 50 anos: frio e vento são os grandes adversários da 5ª etapa

HomeDestaque

Márcio May 50 anos: frio e vento são os grandes adversários da 5ª etapa

Trajeto entre Joaçaba e Rio do Sul teve ventos superiores a 30km/h; Márcio May já passou da metade do percurso previsto

Márcio May no percurso da 5ª etapa do desafio, entre Joaçaba e Rio do Sul

Do Bikemagazine
Fotos: Marcos Adami/Bikemagazine

O ciclista olímpico Márcio May cumpriu mais da metade do “Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos”. Nesta terça-feira (17 de maio) May completou a quinta etapa, entre Joaçaba a Rio do Sul, com 223,7km, em 6h54min.

No total já foram percorridos 1.095,4km em apenas cinco dias. Restam 859,6km até a chegada em Brusque, no próximo domingo.

O dia foi marcado pelas adversidades climáticas, com muito frio e ventos superiores a 30km/h. A largada foi com sensação térmica de 1°C e a temperatura esteve sempre abaixo dos 14°C. A garoa fina e gelada também esteve presente em alguns trechos. O relevo acidentado das rodovias BR-282 e BR-470 também foi desafiador, com 3.224 metros de ascensão acumulada.

Mesmo com as dificuldades que testaram a resistência de Márcio May a velocidade média foi de impressionantes 32,4km/h.

A pedalada completa pode ser conferida no Strava

May já passou da metade do percurso do desafio 50 anos

“Hoje não tive tantas subidas como ontem, mas as condições climáticas foram o desafio do dia. Eu estava bem agasalhado, então o frio não foi problema para mim. Já o vento estava muito forte e mesmo quando estava a favor atrapalhava, pois a passagem dos caminhões gerava rajadas e turbulência. Nas descidas era necessário frear para manter o equilíbrio e a segurança. Além disso, alguns trechos da estrada estavam bem ruins”, relata May.

Com as condições climáticas desfavoráveis, muitos ciclistas optaram em esperar por Márcio May para prestigiarem o desafio e fazerem fotos e autógrafos em vários pontos do percurso.

Nos últimos 40km, na BR-470, May teve a companhia de um pelotão de 10 ciclistas de Pouso Redondo até a chegada no Hotel Aliança.

May cumpriu o trajeto de 223,7km em 6h54min

RIO DO SUL
A cidade de Rio do Sul é muito importante na carreira profissional de Márcio May. Em 2005, May venceu a crono individual de 26km do Tour de Santa Catarina e consolidou a liderança na classificação geral e conquistou o tetracampeonato naquele ano.

Quando parou de correr profissionalmente, May mudou-se para Rio do Sul para ocupar o cargo de gerente comercial da Royalpro, empresa em que trabalhou durante oito anos. Foi também em Rio do Sul que Márcio May organizou 12 edições da corrida “Desafio Márcio May de Ciclismo”.

TRECHOS DE GRAVEL
A sexta etapa será realizada nesta quarta-feira (18 de maio) entre Rio do Sul e São Martinho. Serão 210,5km com 3.651 metros de altimetria acumulada. A saída será às 7 horas do Hotel Aliança.

O trajeto traz os primeiros trechos de gravel do “Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos”.

O trajeto apresenta aproximadamente 30km de trecho não pavimentado, com piso de terra/gravel. No trajeto, May vai passar pelas localidades Aurora, Ituporanga, Alfredo Wagner, Rancho Queimado e São Bonifácio.

A chegada será na pousada e restaurante Fluss Haus (flusshaus.com), prevista entre 14 e 15 horas.

O catarinense Márcio May com a camisa comemorativa do seu evento de 50 anos

CAMISA AMARELA
Para o desafio, May criou um uniforme que homenageia o Tour de Santa Catarina com uma camisa amarela, cor da jersey usada pelo líder da classificação geral da mais famosa corrida por etapas do Brasil e tantas vezes usadas por May em suas inúmeras participações na prova.

A camisa, produzida pela Márcio May Sports, pode ser adquirida diretamente no site www.marciomaysports.com.br e parte da renda será revertida para a aquisição de uma bicicleta para o triatleta catarinense Júlio Martins, de 21 anos, natural da cidade de Palhoça.

AS ETAPAS
1 – Brusque a São Bento do Sul – 211km – 13 de maio
2 – São Bento do Sul a Porto União – 199km – 14 de maio
3 – Porto União a Chapecó – 243km – 15 de maio
4 – Chapecó a Joaçaba – 203km – 16 de maio
5 – Joaçaba a Rio do Sul – 221km – 17 de maio
6 – Rio do Sul a São Martinho – 210km – 18 de maio
7 – São Martinho a Criciúma – 108km – 19 de maio
8 – Criciúma a Urubici (Morro da Igreja) – 179km – 20 de maio
9 – Urubici a Florianópolis – 227km – 21 de maio
10 – Florianópolis a Brusque – 124km – 22 de maio

MÁRCIO MAY NAS REDES SOCIAIS
www.facebook.com/marciomay
www.instagram.com/marciomaysports
www.instagram.com/marciomay
www.strava.com/athletes/1699830

Siga também a hashtag #marciomay50anos

O “Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50” tem o apoio de Diklatex, Continental, Royalpro, Cannondale e Márcio May Sports.

Saiba mais sobre a Márcio May Sports no site oficial www.marciomaysports.com.br