Copa do Mundo: Sam Gaze surpreende e vence short track; Avancini é 5º

HomeCompetições

Copa do Mundo: Sam Gaze surpreende e vence short track; Avancini é 5º

Jordan Sarrou e Nino Schurter ficaram em 2º e 3º na prova de XCC que abriu a programação da etapa em Albstadt, na Alemanha

Sam Gaze em 1º, com Sarrou e Nino Schurter no pódio do XCC em Albstadt Foto: UCI

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O neozelandês Sam Gaze (Alpecin-Fenix) surpreendeu ao faturar a disputa do short track nesta sexta-feira (6 de maio) na abertura da programação da Copa do Mundo de MTB, etapa Albstadt, na Alemanha. O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) foi o 5º colocado.

Avancini encerrou em 5º Foto: Bartek Wolinski,Red Bull Content Pool

Avancini largou na segunda fila e na primeira curva já ganhou posições, terminando a primeira volta na quarta posição. O brasileiro chegou a liderar a prova em alguns momentos e esteve sempre no pelotão da frente. Com a 5ª posição, Avancini garantiu largada na primeira fila na prova do XCO, no domingo.

Gaze largou na 35ª posição e, depois de muitos ataques, estava entre os cinco primeiros da quarta volta. O neozalendês, que depois de um grande temporada em 2018, sofreu uma grave queda na ultramaratona Cape Epic de 2019, passou a se dedicar ao ciclismo de estrada em 2020, quando assinou com a Alpecin Fenix um contrato que combina provas de MTB e de estrada. Em 2021 fez uma temporada discreta e, em 2022, começou o ano com cirurgia nos dois joelhos. Totalmente recuperado, mostrou sua boa forma.

A disputa marcou a volta do britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), campeão olímpico de XCO em Tóquio, ao MTB. Pidcock, também um ciclista que combina estrada, mountain bike e ciclocross, levou 3 voltas para sair da 30ª posição e chegar na dianteira do pelotão e encerrou em 8º.

Gaze e Pidcock, da estrada para o MTB e vice-versa Foto: UCI

Um grande grupo de favoritos, com Avancini, Nino Schurter (Scott-Sram) e Pidcock, estava muito compacto na sexta volta. Jordan Sarrou, Avancini e Schurter assumiram a liderança do grupo na última volta e a partir daí começou uma série de acelerações e mudanças de ritmo com constantes mudanças de posição.

Sam Gaze lançou um forte último ataque que surpreendeu a todos e que ninguém conseguiu responder. O segundo e terceiro lugares foram disputados por Jordan Sarrou e Nino Schurter, com vantagem para o francês.

TOP 10
1 – Sam Gaze (Alpecin-Fenix) 21min29s
2 – Jordan Sarrou (Specialized Factory Racing) m.t.
3 – Nino Schurter (Scott-Sram) m.t.
4 – Luca Scwarzbauer (Canyon) a 1s
5 – Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) a 2s
6 – Titouan Carod ( BMC) a 2s
7 – Filippo Colombo (BMC) a 4s
8 – Tom Pidcock (Ineos-Grenadiers) a 4s
9 – Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) a 5s
10 – Thomas Litscher (Kross Orlen) a 5s

Na prova das mulheres a vencedora foi a australiana Rebecca McConnell, que derrotou a francesa Pauline Ferrand Prevot, que chegou a Albstadt como líder da classificação geral da Copa do Mundo de XCC após sua vitória em Petrópolis.

Na quarta volta, Alessandra Keller primeiro e depois Rebecca McConnell ganharam ritmo e começaram a abrir vantagem. Na penúltima volta Evie Richards, Jolanda Neff, Jenny Rissveds, Alessandra Keller e Pauline Ferrand Prevot aceleraram.

A australiana liderou grande parte da volta final, seguida de perto por Pauline Ferrand Prevot. Um último ataque de muito longe surpreendeu a todos e Rebecca McConnell comemorou.

O francesa Loana Lecomte sofreu uma queda e teve que abandonar. Ainda não há confirmação se ela estará na corrida do XCO neste domingo.

Acompanhe ao vivo
Red Bull TV vai transmitir as competições do cross country da Elite ao vivo, com comentários em português com Camilla ‘Milla’ Garcia e Vivi Favery, neste domingo.

Programação
(Horário de Brasília)
Domingo – 6h (feminino) e 9h15 (masculino)

Red Bull TV aqui