Copa do Mundo: Flückiger vence Schurter no XCO; Avancini é 24º

HomeCompetições

Copa do Mundo: Flückiger vence Schurter no XCO; Avancini é 24º

Os dois suíços duelaram na ponta da disputa do cross country na Áustria e Flückiger conseguiu vantagem de 6 segundos na volta final

Avancini na ponta na largada em Leogang Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O suíço Mathias Flückiger (Thomus Maxon) venceu neste domingo (12 de junho) a etapa do XCO da Copa do Mundo de MTB, em Leogang, na Áustria. Flückiger conquistou a etapa após uma batalha contra seu conterrâneo mais celebrado, o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram), que terminou em segundo, a 6 segundos. Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) foi o terceiro, a 39 segundos.

O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) largou na frente, começou bem mas foi perdendo posições e terminou em 24º.

Flückiger, que havia vencido a disputa do short track na sexta-feira (veja aqui), estava na grupo da frente desde o início. Vlad Dascalu (Trek Factory Racing) saiu na frente na primeira volta, Schurter atacou na subida mais difícil do circuito, o ataque foi neutralizado pelo sul-africano Hatherly, que ajudou o grupo a retomar o contato.

A mudança de ritmo de Schurter entrou em vigor e no início da segunda volta havia apenas cinco na frente: Hatherly, Dascalu, Flückiger, Cooper e o próprio Schurter. O campeão mundial não deu trégua e atacou novamente, mas, na terceira volta, Flückiger surpreendeu ao forçar uma mudança de ritmo muito agressiva que afetou a todos, exceto Schurter.

Nino Schurter encerrou a etapa em segundo lugar Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Na quarta volta estava claro que a vitória seria disputada entre os dois suíços. Atrás, Hatherly tratava de manter sua terceira colocação, seguido por Dascalu e Maxime Marotte (santa Cruz FSA), que terminaram em 4º e 5º.

A última volta começou tensa, Flückiger tentou vários ataques e, embora não parecessem decisivos, conseguiu uma vantagem de 5 segundos, apenas o suficiente para chegar sozinho à linha de chegada e assim conquistar sua primeira vitória do ano no cross country da Copa do Mundo de MTB.

Flückiger encerrou com 6 segundos de vantagem Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

No feminino, a vencedora da Elite foi a francesa Loana Leconte. Jenny Rissveds ficou em 2º e Laura Stigger foi a 3ª. Na Sub-23, Alex Malacarne conseguiu a melhor colocação entre os brasileiros, em 23º lugar. O vencedor foi o chileno Martin Vidaurre.

Resultados completos aqui

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine