Copa do Mundo: Flückiger vence XCC em Leogang; Avancini é 4º

HomeCompetições

Copa do Mundo: Flückiger vence XCC em Leogang; Avancini é 4º

Avancini liderou até o final da quinta volta, quando o suíço atacou, assumiu a ponta e conquistou sua primeira vitória do short track na temporada

Flückiger comemora em Leogang

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O suíço Mathias Flückiger (Thomus Maxon) venceu nesta sexta-feira (10 de junho) a disputa do short track (XCC) na etapa da Copa do Mundo de MTB em Leogang, na Áustria. Flückiger atacou o brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) a duas voltas do final e segurou a vantagem até o fim.

Vlad Dascalu (Trek Factory Racing) foi o 2º, a 11 segundos, e Vital Albin, companheiro de equipe de Flückiger na Thomus Maxon o 3º, a 21 segundos. Avancini foi o 4º, a 24 segundos.

Avancini largou na primeira fila e assumiu o comando na primeira volta. Manteve a ponta até o início da sexta volta, quando Flüeckiger fez um forte contra-ataque e ficou sozinho na frente.

O suíço Vital Albin conquistou a 2º posição enquanto Avancini caía para 3º. Dascalu ultrapassou os dois e terminou na 2ª colocação. Quando a campainha da última volta tocou, Flückiger tinha mais de 10 segundos de vantagem e comemorou sua primeira vitória no XCC na temporada.

“Estava empolgado antes da corrida e durante a corrida. Esta pista combina comigo. Gosto de pilotar aqui e, quando você gosta, normalmente tem um bom desempenho”, disse Flückiger. “Foi muito motivador (ter o companheiro de equipe Albin com ele na frente). O início desta temporada não foi o que estava esperando, mas agora acho que estou chegando ao meu pico. Isso me dá confiança para domingo e para a temporada”, comentou.

Com o resultado, Avancini ganhou não só o direito de largar na primeira fila na prova do Cross Country que será realizada no domingo, como pulou para o Top 3 do ranking do Short Track na Copa do Mundo nessa temporada. Avancini agora soma 535 pontos e está apenas 6 pontos atrás do líder do ranking, o alemão Luca Schwarzbauer (541). Flückiger, que estava na 10ª colocação, saltou para vice, com 538 pontos.  Schwarzbauer (Canyon CLLCTV) terminou a disputa em um distante 30º lugar, mas conseguiu segurar a camisa de líder.

No feminino, a  francesa Loana Lecomte (Canyon CLLCTV), atual campeã da Copa do Mundo e vencedora da etapa em Leogang no ano passado, conquistou sua primeira vitória da temporada. Rebecca McConnell (Primaflora Mondraker Genuins) ainda lidera a classificação geral, com 200 pontos de vantagem sobre Alessandra Keller (Thomus Maxon).

Reprise: confira como foi a disputa

Transmissão ao vivo
Neste domingo o XCO terá transmissão ao vivo na Red Bull TV

Cross country Elite: feminino às 7h e masculino às 9h30

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine