Copa Internacional de MTB: etapa de Araxá abre com short track

HomeCompetições

Copa Internacional de MTB: etapa de Araxá abre com short track

Confira a programação da tradicional etapa da CIMTB, que oferece 110 pontos aos campeões das elites feminina e masculina nos rankings olímpico e mundial

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Começa nesta sexta-feira (24 de julho) a etapa de Araxá da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, apresentada pela CBMM. A segunda de quatro etapas da temporada vai ofertar 110 pontos aos campeões das elites feminina e masculina nos rankings olímpico e mundial – 10 para os vencedores do Short Track (XCC) Classe 3 e 100 para quem levar a vitória no Cross Country Olímpico (XCO) classificado como HC (Hors Class).

No domingo ocorrerá a tradicional prova de cross country olímpico (XCO). Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) venceu em Araxá nos últimos oito anos, mas a vontade de conquistar o circuito novamente é a mesma como se fosse a primeira vez, segundo o atleta.

“Eu tenho uma história de muito sucesso com Araxá que acabou se tornando quase que uma segunda casa pra mim. Sempre recebo muito apoio do público local e sempre volto a Araxá com muita pressão e expectativa pra saber se eu ainda sou capaz de vencer essa competição. Já venci oito anos seguidos e vou mais uma vez motivado e em busca de mais uma vitória, principalmente porque é um evento que eu sempre fico muito feliz de ver, principalmente pela animação, empolgação e envolvimento do público. Isso é sempre muito motivador em Araxá”.

Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini ocupa a 4ª posição do ranking mundial. Conquistar a prova de Araxá significa não só seguir bem colocado na classificação, como pode fazer o brasileiro subir mais posições.

“Araxá é um evento de muita importância dentro do calendário nacional, é também uma prova válida pelo ranking mundial há muitos anos e que talvez represente uma das conquistas mais prestigiosas pra um atleta brasileiro. Ela é uma prova bastante reconhecida internacionalmente, então é uma competição que sempre priorizo dentro do meu calendário”, finaliza Avancini.

Avancini no circuito em Araxá em 2021

Programação
As competições nesta sexta terão transmissão ao vivo a partir das 16h30 no BandSports e no YouTube da CIMTB Michelin, das três baterias do Short Track (XCC): Sub-Sub17/Júnior (bateria 1), Sub-30/35 (bateria 2) e Sub-40/45/50/55/60/65 (bateria 3).

A programação do primeiro dia de atividades começa às 9h30 com confirmação das inscrições e credenciamento de apoio aos atletas/equipes, se estendendo até às 18h. Das 10h às 16h estarão liberados os treinos para as modalidades Cross Country Olímpico (XCO) e Maratona (XCM).

A Clínica Técnica CIMTB Michelin será realizada a partir das 16h, em trechos da pista onde não haverá a prova do Short Track. Ao anoitecer, será a vez da corrida noturna, a Night Run CIMTB, com largadas às 18h da corrida kids e 19h para a corrida adultos.

No sábado (25), o dia inicia-se às 7h, outra vez com confirmação das inscrições e credenciamento de apoio aos atletas/equipes, com o encerramento às 18h30. A primeira largada do dia será às 8h30, para as categorias XCO E-MTB. Às 11h abre a pista de treino para o XCO, até às 16h. Às 12h05 e 12h40 acontecem as largadas das super elites feminina e masculina do Short Track, respectivamente, ambas com transmissão do BandSports e do YouTube da CIMTB Michelin. Às 13h45 tem vez a Copa Sense CIMTB Maratona, para 16 categorias. A última atração será a Clínica Técnica CIMTB Michelin realizada a partir das 16h.

No terceiro e último dia, no domingo (26), é a vez das largadas das quatro baterias do XCO, todas com transmissão ao vivo pelo Instagram da CIMTB Michelin: bateria 1 às 8h – masculinas Sub-17, ULTRA, Sub-15, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65; bateria 2 às 10h – masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50; bateria 3 às 12h – femininas Super Elite, Júnior, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-17 e Sub-15; e bateria 4 às 14h – Super Elite e Júnior. Entre o fim da segunda bateria e o início da terceira, às 11h30, será realizada a categoria mirim, a mais carismática de todo o evento, com os pequenos ciclistas em ação no Grande Hotel e Termas Araxá.

LEIA MAIS
CIMTB no Bikemagazine