Criterium du Dauphine 2022: Van Aert vence a etapa de abertura

HomeCiclismo

Criterium du Dauphine 2022: Van Aert vence a etapa de abertura

Wout van Aert supera Ethan Hayter e Sean Quinn na primeira etapa da corrida na França; veja os melhores momentos

Van Aert vence a 1ª etapa da Criterium du Dauphine 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu neste domingo (5 de junho) a etapa de abertura da corrida Criterium du Dauphine, na França. Van Aert superou Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) e Sean Quinn (EF Education-EasyPost) na chegada após um dia intenso e uma subida final que deixou alguns dos principais velocistas de fora.

“Olhando para o perfil da etapa, poderíamos esperar uma chegada difícil. Havia muitas equipes interessadas em trabalhar pelos seus velocistas. Consegui aguentar e me senti bem para o sprint, então isso foi muito bom. Em etapas como a de hoje já posso sentir que estou com boas pernas. Vencer caras como Ethan Hayter, que está indo muito bem nesta temporada, foi difícil ultrapassá-lo, mas no final consegui, então estou feliz. Hoje foi a confirmação de que estou no caminho certo na preparação para o Tour”, disse Van Aert.

“Vou lutar para defender a camisa, se possível, espero poder entregá-la ao Primoz Roglic, mas são muitas etapas difíceis, difíceis de controlar”, completou o primeiro camisa amarela da corrida.

Durante a primeira subida do dia, o Col de Leyrisse (categoria 2, cume no Km 19,5), alguns escaladores abriram vantagem e Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) consegue uma diferença de 1min30s para o grupo, com Maxime Bouet (Arkea-Samsic) e Laurens Huys (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) na perseguição.

A BikeExchange-Jayco assume a liderança para controlar o grupo escapado, com o apoio da Jumbo-Visma. Na frente, Roland acumula os pontos KOM nas subidas Côte des Baraques (km 41) e Côte du Chambon de Bavas (km 93,1), para garantir que levará a camisa de bolinhas ao pódio se terminar a etapa sem incidentes. Participando pela 13ª vez da Critérium du Dauphiné, o francês dominou a classificação de montanha na edição de 2008.

Van Aert com seus companheiros de equipe

O ritmo aumenta na subida final, Côte du Chambon de Bavas (km 155,8). No cume, faltando 36km para a chegada, Rolland lidera, enquanto os principais velocistas, incluindo Dylan Groenwegen (BikeExchange-Jayco), estão 40 segundos atrás. Os primeiros escapados são alcançados a 32 km da meta.
A BikeExchange-Jayco, com Groenewegen, luta para colocar seu velocista na frente. Rémi Cavagna (Quick-Step Alpha Vinyl) ataca a 1,5km para o final. Christophe Laporte trabalha para a Jumbo-Visma e Ineos Grenadiers avança com Filippo Ganna e Michal Kwiatkowski tentando lançar Ethan Hayter. O plano foi muito bem executado, mas Wout van Aert foi o mais rápido.

Na classificação geral, Van Aert lidera com 4 segundos de vantagem sobre Hayther e 6 segundos sobre Quinn. Veja os resultados completos aqui

Próxima etapa
Nesta segunda-feira, a 2ª etapa terá 169,8 km entre Saint-Péray e Brives-Charensac.


CRITERIUM DU DAUPHINE 2022

AS ETAPAS
Etapa 1 – 5 de junho – La Voulte-sur-Rhône – Beauchastel – 191,8 km
Etapa 2 – 6 de junho – Saint-Péray – Brives-Charensac – 169,8 km
Etapa 3 – 7 de junho – Saint-Paulien – Chastreix-Sancy – 164 km
Etapa 4 – 8 de junho – Montbrison – La Bâtie d’Urfé – 31,9 km
Etapa 5 – 9 de junho – Thizy-les-Bourgs – Chaintré – 162,3 km
Etapa 6 – 10 de junho – Rives – Gap – 196,4 km
Etapa 7 – 11 de junho – Saint-Chaffrey – Vaujany – 132,8 km
Etapa 8 – 12 de junho – Saint-Alban-Leysse – Plateau de Solaison 139,2 km

LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine

Site oficial do evento 

MELHORES MOMENTOS DA ETAPA 1