Criterium du Dauphine: Van Aert vence 5ª etapa e amplia liderança

HomeCiclismo

Criterium du Dauphine: Van Aert vence 5ª etapa e amplia liderança

Belga abriu 1min03s de vantagem no topo da classificação geral; a três etapas do final, pelotão chega aos Alpes

Van Aert na vitória da 5ª etapa

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu nesta quinta-feira (9 de julho) a 5ª etapa da corrida Criterium du Dauphine, na França. O belga é o líder da classificação geral e com a vitória ampliou a vantagem com a camisa amarela para 1min03s. A etapa teve uma chegada emocionante, com o grupo escapado alcançado nos últimos metros.

“Muito feliz por vencer novamente na Dauphine. Hoje foi muito difícil pegar o grupo escapado. Eu precisei de todos os meus companheiros de equipe para alcançar a fuga e deu certo. Estou muito orgulhoso dos meus companheiros de equipe”, afirmou Van Aert, que ultrapassou Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) e faturou a etapa. Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) completou o pódio.

“Foi uma chegada nervosa. Pensei que tínhamos o grupo escapado sob controle, mas depois eles começaram a acelerar e começamos a perder terreno. Nos quilômetros finais, fiquei estressado porque era muito curto para alcançá-los, mas no final os ultrapassei alguns metros antes da linha e pude vencer”, completou.

A etapa largou de Thizy-les-Bourgs e foi até Chaintré, com 162,5 quilômetros de percurso. Depois de muitas tentativas de fuga, a primeira subida do dia, Col des Escorbans (categoria 3), serviu de trampolim para Fabien Doubey (TotalEnergies), seguido por Jan Bakelants (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Benjamin Thomas (Cofidis). Mais dois atacantes partiram na perseguição, o camisa de bolinhas Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) e Benjamin Thomas (Cofidis).

O quarteto escapado da 5ª etapa

Na classificação geral, Van Aert tem agora uma vantagem de 1min03s sobre Mattia Cattaneo (QuickStep-AlphaVinyl), enquanto o líder da sua equipe, Primoz Roglic, está a 1min06s, em terceiro. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) desceu para quinto atrás de Hayter, mas tanto o dinamarquês como Roglic desempenharam um papel inesperado ao ajudar Van Aert à vitória.

MELHORES MOMENTOS


TOP 3 DA ETAPA

1 – Wout van Aert (Jumbo-Visma) 03h38’35’’
2 – Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) m.t.
3 – Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Wout van Aert (Jumbo-Visma) 17h04’31’’
2 – Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl Team) a 01’03’’
3 – Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a 01’06’’

Próxima etapa
Nesta sexta-feira, a 6ª etapa termina em Gap, depois de um dia montanhoso, mas com a subida mais complicada no início do trajeto, com o pleotão subindo de 200 a quase 1300 metros de altitude em três escaladas categorizadas.

 

AS ETAPAS
Etapa 1 – 5 de junho – La Voulte-sur-Rhône – Beauchastel – 191,8 km
Etapa 2 – 6 de junho – Saint-Péray – Brives-Charensac – 169,8 km
Etapa 3 – 7 de junho – Saint-Paulien – Chastreix-Sancy – 169 km
Etapa 4 – 8 de junho – Montbrison – La Bâtie d’Urfé – 31,9 km
Etapa 5 – 9 de junho – Thizy-les-Bourgs – Chaintré – 162,3 km
Etapa 6 – 10 de junho – Rives – Gap – 196,4 km
Etapa 7 – 11 de junho – Saint-Chaffrey – Vaujany – 132,8 km
Etapa 8 – 12 de junho – Saint-Alban-Leysse – Plateau de Solaison 139,2 km

LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine

Site oficial do evento