Rio de Janeiro recebe segunda edição do L’ Étape

HomeCiclismo

Rio de Janeiro recebe segunda edição do L’ Étape

Um dos grandes desafios será a altimetria presente no belo trajeto pela Cidade Maravilhosa; prova será disputada neste final de semana

Competidores na primeira edição do L’Étape no Rio, em 2021

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/Agência Ophelia/L’Étape Rio

Depois da primeira edição na Cidade Maravilhosa, em 2021, o L’Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado no Rio de Janeiro neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de junho (sexta, sábado e domingo).

Um dos grandes desafios para os atletas do ciclismo será a altimetria. Os ciclistas que optarem pelo circuito longo terão pela frente 102 quilômetros com altimetria de 1096 metros. Já os que se inscreveram no circuito curto pedalarão 46 quilômetros com altimetria de 450 metros.

Além de ser uma prova desafiadora, com uma paisagem deslumbrante para os atletas e a chancela do maior evento do ciclismo mundial, a Tour de France, o L’Étape Rio proporciona aos participantes uma experiência completa. “O L’Étape Rio é uma prova diferenciada com ruas fechadas e muita estrutura de apoio. Contamos também com um Village cheio de produtos e novidades para os amantes do ciclismo”, comenta o organizador Bruno Prada.

No percurso, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguem pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol. Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape.

Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico.

Mais informações no site oficial