Copa do Mundo: Blevins vence XCC; Schurter tem queda grave

HomeCompetições

Copa do Mundo: Blevins vence XCC; Schurter tem queda grave

Disputa em Snowshoe começou nesta sexta-feira com a vitrória em casa do norte-americno e campeão mundial de short track

Blevins na vitória em Snowshoe

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ Red Bull Content Pool

O norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing), campeão mundial de short track, faturou a abertura da etapa da Copa do Mundo de MTB em Snowshoe, nos EUA, nesta sexta-feira (29 de junho). Vlad Dascalu (Trek Factory Racing) foi o 2º e Luca Braidot (Santa Cruz FSA) o 3º. Nino Schurter (Scott-Sram) teve uma queda grave.

Avancini na disputa do short track

O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) terminou em 22º.  Avancini e Luiz Cocuzzi tiveram uma boa largada e ficaram no pelotão principal nas primeiras voltas. Na metade da prova, Cocuzzi perdeu o ritmo e na 5ª volta ele abandonou. Já Avancini se manteve no grupo dos líderes até a penúltima volta e encerrou 36 segundos atrás de Christopher Blevins.

Dascalu abriu a prova na frente e se manteve na liderança até a terceira das sete voltas. Depois, Schurter, Sebastian Fini e Alan Hatherly se revezaram na ponta, até Blevins atacar para assumir a liderança.

Schurter estava justamente respondendo ao ataque de Blevins quando sofreu uma queda muito forte. O circuito em Snowshoe estava muito escorregadio depois da chuva dos últimos dias, e entre as áreas mais escorregadias estavam as pontes de madeira artificial. Foi da ponte mais alta que Schurter caiu, atingindo diretamente o chão.

Schurter é retirado após queda

Passagem por ponte no trajeto do XCC

O campeão mundial ficou sem fôlego e um pouco atordoado por alguns minutos e seu estado preocupou. A equipe informou, após exames, que Schurter não teve fraturas, mas sua participação na prova do XCO neste domingo é dúvida.

A duas voltas do final, o grupo líder foi compactado novamente e tudo ficou para a última volta. Blevins e Dascalu disputaram o sprint final e Braidot fechou o pódio à frente de Sebastian Fini.

A norte-americana Gwendalyn Gibson surpreende favoritas e vence em casa

Na disputa da mulheres, vitória também para os Estados Unidos, com Gwendalyn Gibson, que surpreendeu. A sueca Jenny Rissveds foi a mais rápida a largar, assumiu a primeira posição e impôs um ritmo forte. No final da primeira volta, juntaram-se a ela a suíça Alessandra Keller, a australiana Rebecca McConnell e a norte-americana Kate Courtney, entre outras.

McConnell sofreu uma queda na segunda volta que a tirou do grupo. Jenny Rissveds respondeu bem aos ataques e controlou até que na volta 4, de um total de 6, ela decidiu lançar uma mudança de ritmo muito forte com a qual voltou a avançar sozinha e obter quase 10 segundos à frente.

Quando parecia que o XCC já estava resolvido a favor de Jenny Rissveds, Alessandra Keller surpreendeu novamente com um final muito poderoso em que ela chegou bem perto da sueca em poucos metros. Mas não foi a última surpresa. A norte-americana Gwendalyn Gibson acelerou nos últimos metros eo movimento a deixou na primeira posição na reta de chegada. Terpstra também atacou nos metros finais e conseguiu ultrapassar Keller, que sofreu uma queda, para conquistar o terceiro lugar no pódio.

Assista replay aqui

TOP 10

  1. BLEVINS Christopher (SPECIALIZED FACTORY RACING)
  2. DASCALU Vlad (TREK FACTORY RACING XC)
  3. BRAIDOT Luca (SANTA CRUZ FSA MTB PRO TEAM)
  4. CARSTENSEN Sebastian Fini (KMC – ORBEA)
  5. CAROD Titouan (BMC MTB RACING)
  6. HATHERLY Alan (CANNONDALE FACTORY RACING)
  7. BRANDL Maximilian (LEXWARE MOUNTAINBIKE TEAM)
  8. COLOMBO Filippo (BMC MTB RACING) .
  9. DE FROIDMONT Pierre (KMC – ORBEA)
  10. VALERO SERRANO David (BH TEMPLO CAFÉS UCC)

AO VIVO
A etapa de Snowshoe da Copa do Mundo de MTB tem transmissão ao vivo na Red Bull TV. No domingo (31), às 13h a elite feminina entra em ação para a disputa do XCO. A prova da Elite masculino será às 15h30. Confira aqui

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine