Copa do Mundo: em casa, Schurter busca o recorde em Lenzerheide

HomeCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo: em casa, Schurter busca o recorde em Lenzerheide

Competição começa nesta sexta-feira com o short track, no sábado tem downhill e, no domingo, o cross country

Schurter busca a 34ª vitória em etapas da Copa do Mundo para superar Absalon

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Lenzerheide, na Suíça, recebe a partir desta sexta-feira (8 de julho) a sétima rodada da Copa do Mundo de MTB, que terá disputas de mountain bike e downhill. Todas as atenções estão voltadas para o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram), que vai correr no “quintal de casa” e até batiza o percurso do XCO.

O ídolo suíço começou a temporada 2022 fazendo história na etapa no Brasil, quando igualou o recorde de 33 vitórias em etapas da competição do francês Julien Absalon. Desde então, começou um novo desafio, que é conquistar a sua 34ª vitória e superar a marca.

“Copa do Mundo em casa é sempre algo muito especial para mim. Ao correr na frente de uma multidão com amigos e familiares a motivação é sempre maior. Seria um sonho alcançar o recorde em Lenzerheide. Mas muitas coisas têm que se encaixar e a sorte tem que estar do meu lado. Se não for agora, acredito que mais cedo ou mais será em algum lugar”, disse Schurter.

Depois de vencer no Brasil, Schurter foi derrotado por Tom Pidcock nas duas etapas posteriores, em Albstadt, na Alemanha, e em Nove Mesto, na República Tcheca. Na etapa seguinte perdeu para o compatriota Mathias Flückiger em Leogang, na Áustria. Agora, em casa, tem uma grande oportunidade de conquistar o recorde.

Conquistar uma boa posição no início da corrida é tradicionalmente fundamental em Lenzerheide, pois há uma subida rápida logo no começo, que vai até um trecho com raízes e curvas. As subidas do percurso de 4,1 km são longas, mas não muito difíceis, com lugares para ultrapassar. O percurso é chamado de  Nino’s Gold Trail e estreou em 2014.

Na pista de downhill uma das características é a velocidade média extremamente alta – até 65 km/h em algumas seções. Pouco antes do final está Drop of Fame, uma queda de 8m que leva os pilotos até a linha de chegada. A pista de 2,2 km tem uma queda de 413m e uma inclinação média de 18%. Também possui a linha de largada mais alta do ano, a pouco mais de 1.700 m acima do nível do mar.

PROGRAMAÇÃO

Transmissão ao vivo Red Bull TV – confira aqui

8 de julho – Short track (XCC)
9 de julho – DH Final Feminino/Masculino
10 de julho – XCO Feminino/Masculino

Saiba mais
Lenzerheide está localizada na região de Graubünden, na Suíça. A cidade está em um vale no sopé das montanhas Alpine Parpaner Rothorn, a 1.500 m acima do nível do mar, e é um resort popular no inverno e no verão.

Site oficial do evento

COPA DO MUNDO DE MTB 2022
26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine