Bike elétrica tem categoria especial no Riders MTB Festival

HomeAgenda

Bike elétrica tem categoria especial no Riders MTB Festival

Gerson Coas, campeão da Stage Race na categoria e-MTB do ano passado, fala sobre a prova; sexta edição será dias 26, 27 e 28 de agosto

O campeão das e-MTB do ano passado Gerson Coas é presença garantida no Riders MTB Festival

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Riders MTB Festival oferece categorias especialmente criadas para os fãs das mountain bikes elétricas. As e-MTB, como são chamadas, ganham cada vez mais adeptos entre os competidores.

A Stage Race de três dias em Balneário Camboriú (SC) será nos dias 26, 27 e 28 de agosto e competidores com bikes elétricas poderão correr as três etapas em duplas ou solo.

Também é possível no domingo disputar o Cannondale Race Day, que percorre o mesmo trajeto da terceira etapa da ultramaratona.

“Vale lembrar que o Cannondale Race Day, apesar de ser uma corrida de um dia, tem um nível Sport/Intermediário, já que percorre o mesmo trajeto da terceira etapa da ultramaratona, com 60km e 1.500 de altimetria acumulada. É uma prova desafiadora para todo mundo, mesmo para a categoria e-MTB”, ressalta Juliano Salvadori, idealizador do evento.

As inscrições estão abertas no site www.ridersfestival.com.br

Outra diversão
Uma presença garantida na categoria e-MTB é a do campeão da Stage Race na categoria e-MTB do ano passado, Gerson Coas, de Porto União (SC).

“A mountain bike elétrica é vantagem para quem tem uma boa técnica de pilotagem nas trilhas, obstáculos e descidas. O fato da bike ser mais pesada exige mais preparo físico. Por outro lado, a e-MTB tem muita suspensão, ótimos freios e pneus e nas descidas é muito rápida. É uma outra diversão”, garante o ex-piloto de motocross que este ano foi campeão geral das e-MTB na WarmUp da Brasil Ride, em Botucatu (SP).

Este ano, Gerson Coas deve disputar o título nacional de e-MTB na etapa única do Campeonato Brasileiro de MTB, que será no dia 15 de outubro, em Lagoa da Prata (MG).

Coas: “É fundamental saber dosar e controlar o consumo da bateria”

“Eu já estive em algumas provas de XCO em que as elétricas foram até mais rápidas que os caras da Elite”, afirma Coas, que também disputa etapas do Campeonato Catarinense na modalidade e-MTB.

Para quem vai encarar a disputa com uma mountain bike elétrica, Coas dá algumas dicas preciosas:

“Não adianta sair desesperado a toda velocidade. Por ser uma corrida de três dias, a primeira dica é paciência, bom preparo físico e equipamento. Outra coisa importante é não se comparar com os adversários e ir no seu ritmo, pois o terreno é duro. Por fim, é fundamental saber dosar e controlar o consumo da bateria, pois ficar sem bateria no meio de um percurso montanhoso com uma bike de 23kg não é uma boa…”, brinca.

Estrutura para e-MTB
O Riders MTB Festival será no Portal das Pedras (Estrada dos Macacos, s/nº), em Camboriú, cidade vizinha ao Balneário Camboriú.

O ciclista terá todo o conforto para uma pedalada segura e divertida, com hidratação na largada e no percurso, serviço de apoio mecânico da Shimano, serviços de lava e guarda bike, além de 10 cabinas com chuveiro quente e estacionamento para todos os participantes.

“A estrutura do Riders MTB Festival é sem dúvida a melhor que temos no Sul do País e está no mesmo patamar que a Brasil Ride oferece, com o mesmo atendimento. Os percursos em Camboriú seguem o mesmo padrão, com uma etapa rainha com muitas trilhas”, diz Gerson Coas.

Coas se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de e-MTB em outubro

Depois de cada etapa, os competidores com e-MTB terão à disposição o guarda-bike, local destinado a guardar as bikes já lavadas com tomadas para a recarga das baterias.

“Depois da prova, ele passa no lava bike, depois no apoio mecânico Shimano e deixa a bike no guarda-bike, onde haverá um cavalete com várias tomadas numeradas. O ciclista só precisa trazer o carregador dele, o resto a gente faz”, explica Salvadori.

Atrações
Na arena do evento, o público vai contar ainda com boa gastronomia, cerveja artesanal, chopp e bandas de rock. Na noite de sábado haverá um jantar VIP para todo atleta inscrito que pode ser adquirido separadamente pelos familiares por R$ 75.

Outra atração é a Expo, uma feira de produtos das marcas dos patrocinadores. A Cannondale estará presente bicicletas disponíveis para test rides do público.

O Riders MTB Festival é o único evento de mountain bike com a chancela da Cannondale no Brasil em 2022 e conta pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo nas categorias XCM e XC3S.

O Riders MTB Festival tem o patrocínio da Cannondale e conta com o apoio da Thule, Shimano, Oakley, Alquimia da Saúde, Scicon, LOOK, Imbranet e Prefeitura Municipal de Camboriu SC. Organização da Riders Bike Shop e realização pela AACESC – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina.

SAIBA MAIS:
https://www.ridersfestival.com.br
https://www.instagram.com/ridersbikeshop/