David Valero tem vitória histórica na Copa do Mundo de MTB

HomeCompetições

David Valero tem vitória histórica na Copa do Mundo de MTB

Espanha não vencia uma etapa há 12 anos, com José Hermida; Henrique Avancini terminou em 29º a prova do XCO em Snowshoe, nos EUA

Valero na vitória do XCO em Snowshoe

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O espanhol David Valero (BH Templo Cafes UCC) fez história neste domingo (31 de julho) ao conquistar sua primeira vitória em etapa da Copa do Mundo de MTB. Em um domingo com muita lama, chuva e neblina, Valero, 33 anos, medalha de bronze no XCO nos Jogos de Tóquio, atacou na última volta da disputa do cross country em Snowshoe, nos Estados Unidos, e faturou.

Titouan Carod (BMC) e Luca Braidot (Santa Cruz FSA) ficaram em 2º e 3º.

Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) foi o 29º, a 5min20s. Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) foi o 31º, a 5min48s, e Luiz Cocuzzi (Sense Factory Racing) foi o 38º, a 8h34s.

A disputa do XCO começou sem o campeão mundial Nino Schurter (Scott-Sram), que se recupera de sua forte queda na sexta-feira no short track.

O francês Titouan Carod assumiu a liderança com a arriscada tarefa de ser o primeiro a testar o circuito após a prova feminina e a chuva intensa que inundou o circuito. Na primeira volta, de um total de 8, formou-se um grupo líder de 10, incluindo Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) e Cristopher Blevins (Specialized Factory Racing).

O norte-americano Blevins, que venceu o short track na sexta-feira e faturou o XCO no ano passado em Snowshoe, largou como favorito e foi um dos destaques da disputa. No início da quarta volta 4, Blevins liderava a corrida sozinho após uma queda de Alan Hatherly, quando ambos estavam na frente. O italiano Luca Braidot liderou o grupo perseguidor que ficou a menos de 10 segundos atrás de Blevins.

Primeira vitória em etapa da Copa do Mundo para David Valero

Na sexta volta, David Valero tinha ganhado muitas posições e estava 27 segundos atrás dos líderes. O sino da última volta tocou quando o primeiro grupo se juntou a Luca Schwarbauer (Canyon) e Filippo Colombo (BMC), que acabou tendo uma queda na reta final.

Blevins atacou e abriu uma pequena vantagem, mas tudo ia ser decidido nos últimos metros. Valero, Carod e Blevins ficaram sozinhos na frente e o espanhol antecipou seu ataque e conseguiu uma pequena vantagem. Valero conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo de MTB e a primeiro para a Espanha, 12 anos depois de José Antonio Hermida vencer em Houffalize, na Bélgica, pela última vez.

No feminino, a vitória foi de Alessandra Keller (Thomus Maxon), que também venceu sua primeira etapa de XCO na Copa do Mundo de MTB. Na disputa marcada por muita chuva e lama, a suíça foi mais rápida depois que a sueca Jenny Rissveds (Team 31 Ibis Cycles) caiu em um momento chave da corrida. Anne Terpstra (Ghost) foi a 3ª colocada.

Veja replay


COPA DO MUNDO DE MTB 2022

26 e 27 de março – Lourdes, França (DH)
8 a 10 de abril – Petrópolis, Brasil (XCO/XCC)
6 a 8 de maio – Albstadt, Alemanha (XCO/XCC)
13 a 15 de maio – Nove Mesto, República Tcheca (XCO/XCC)
21 e 22 de maio – Fort William, Reino Unido (DH)
10 a 12 de junho – Leogang, Áustria (DH/XCO/XCC)
8 a 10 de julho – Lenzerheide, Suíça (DH/XCO/XCC)
15 a 17 de julho – Vallnord, Andorra (DH/XCO/XCC)
29 a 31 de julho – Snowshoe, EUA (DH/XCO/XCC)
5 a 7 de agosto – Mont-Sainte-Anne, Canadá (DH/XCO/XCC)
2 a 4 de setembro – Val di Sole, Itália (DH/XCO/XCC)

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine