Tour de France Femmes: Annemiek van Vleuten é a 1ª campeã

HomeCiclismo

Tour de France Femmes: Annemiek van Vleuten é a 1ª campeã

Estrela holandesa venceu as duas etapas finais e conquistou a classificação geral da estreia da prova em oito etapas

Marianne Vos, Annemiek van Vleuten, Shirin van Anrooij e Demi Vollering no encerramento do Tour de France Femmes 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / ASO

Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou, neste domingo (31 de julho), o título de primeira campeã da classificação geral do Tour de France Femmes avec Zwift. A estrela holandesa conquistou sua segunda vitória em dois dias, na etapa final, ao dominar a dura subida La Super Planche des Belles Filles (7km, 8,7%).

Demi Vollering (SD Worx) foi vice-campeã na etapa e também ficou com o 2º lugar na classificação geral, além da camisa de bolinhas da classificação de montanha. Kasia Niewiadoma (Canyon//Sram) completou o pódio da classificação geral desta primeira edição da competição em oito etapas.

A vitória de Annemiek van Vleuten (Movistar) foi com emoção, depois que problemas mecânicos a obrigaram a trocar de bike em três ocasiões, depois de já ter feito uma troca na zona neutra no início da etapa.

Van Vleuten atacou a 6 km do topo e alcançou as últimas escapadas com 5,5 km para a chegada. Vollering saiu na perseguição, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Van Vleuten, que cruzou com 30 segundos de vantagem e encerrou a disputa com 3min48s de vantagem com a camisa amarela. “Ganhar com a camisa amarela em La Planche des Belles Filles era algo que eu queria desde que fizemos o reconhecimento. Foi o melhor que pude pensar para terminar. Gostei muito com todos os espectadores gritando quando eu estava subindo e descendo também. Depois de estar doente nos dias 2 e 3, não posso acreditar que estou aqui com a camisa. Isso tornou tudo muito difícil”, comentou a holandesa.

Sobre a competição, Van Vleuten destacou os desafios. “Acho que foi um percurso muito bom e equilibrado, com sprints , etapas intermediárias e dois dias difíceis nas montanhas. Foi muito mais difícil do que as outras corridas de etapas que costumamos fazer. Me senti parte do Tour”, completou.

Na classificação por pontos, a camisa verde ficou com Marianne Vos (Jumbo-Visma), que chegou a liderar a classificação geral durante cinco etapas, e a camisa de melhor jovem encerrou com Shirin van Anrooij (Trek – Segafredo).

TOP 3 DA ETAPA
1. Annemiek van Vleuten (Movistar Team Women) em 3h37’23”
2. Demi Vollering (Equipe SD Worx) +30”
3. Silvia Persico (Valcar – Viagens e Serviços) +1’43”

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL
1. Annemiek van Vleuten (Movistar Team Women) em 26h55’54”
2. Demi Vollering (Equipe SD Worx) +3’48”
3. Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) +6’35”

MELHORES MOMENTOS