Mundial de MTB 2022 começa nesta quarta; veja programação

HomeCompetiçõesMountain bike

Mundial de MTB 2022 começa nesta quarta; veja programação

Prova de revezamento por equipes abre a disputa da camisa arco-íris em Les Gets, na França; confira a seleção do Brasil, com dez convocados

Prova do XCO encerra a programação no domingo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

Les Gets, na França, recebe a partir desta quarta-feira (24 de agosto) o Campeonato Mundial de MTB 2022, que começa com a prova de Team Relay (XCR), revezamento por equipes cross country. Na sexta-feira é a vez do short track (XCC) e do e-MTB e no final de semana tem o cross country olímpico (XCO) da Elite.

O Brasil convocou dez atletas. A seleção brasileira tem Henrique Avancini e José Gabriel na Elite masculino e Hercília Najara, Leticia Candido e Raiza Goulão na Elite feminino; Alex Malacarne, Gustavo Xavier e Giuliana Morgen na Sub 23 e Eiki Leoncio e Luiza Cocuzzi na Junior.

O primeiro título de campeão mundial de mountain bike 2022 UCI será entregue em Les Gets nesta quarta-feira no revezamento por equipes. As equipes são compostas por três homens e três mulheres das faixas etárias Junior, U23 e Elite. Normalmente, as equipes são compostas por uma mulher e um homem de cada categoria, mas várias substituições são permitidas.

As duas nações favoritas – e as vencedoras do XCR nos últimos oito anos – são a França e a Suíça. Os franceses venceram nos últimos dois anos (Val di Sole, Itália, 2021 e Leogang, Áustria, 2020), deslocando a Suíça, que foi vitoriosa nas três edições anteriores.

As provas de XCC serão na sexta-feira (26 de agosto) a partir das 12h45 (horário de Brasília). No feminino, as três primeiras do Mundial de 2021, a suíça Sina Frei, a britânica Evie Richards e a francesa Pauline Ferrand-Prévot, vão ter como principais adversárias três das cinco melhores da classificação geral do XCC na Copa do Mundo: Jenny Rissveds (Suécia), Anne Terpstra (Holanda) e Alessandra Keller (Suíça).

Na corrida masculina, com exceção de Mathias Flückiger (suspenso provisoriamente – leia aqui), quatro dos cinco primeiros na classificação geral da Copa do Mundo UCI 2022 competirão: o suíço Nino Schurter, o sul-africano Alan Hatherly, o romeno Vlad Dascalu e o francês Maxime Marote (FRA). Os três medalhistas do Mundial de 2021, o norte-americano Christopher Blevins, o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Maximilian Brandl também estão confirmados.

Já as disputas do XCO começam na quinta-feira (25 de agosto) com a categoria Junior. No domingo (28 de agosto) haverá as provas da Sub 23 de manhã e as da Elite à tarde.

Confira a programação completa aqui

Avancini no XCC em Val di Sole, no Mundial de 2021

Com o objetivo de esquecer todos os problemas físicos que o atrapalharam nesta temporada, Henrique Avancini, prata no short track em 2021, dedicou-se a se preparar para o Mundial. “O ano de 2022 tem sido repleto de muitos desafios e contratempos. Minha principal barreira foram os problemas físicos variados. Faz parte do contexto pela exposição às condições climáticas diversas, mas estes problemas aconteceram em momentos críticos na temporada. Acredito que consegui contornar bem a situação e fiz uma boa preparação para o Campeonato Mundial de Les Gets. Estou colocando toda a minha energia nesta competição”, disse.

Recentemente, Avancini enfrentou uma infecção pulmonar que inclusive o tirou de ação de uma etapa da Copa do Mundo de MTB, realizada em Mont-Sainte-Anne, no Canadá, no começo de agosto. Agora, o foco é mostrar que os problemas foram superados.

“Optei por dar um pouco mais de atenção na preparação do XCC. O resultado do ano passado foi excelente, com o vice-campeonato mundial. Superar esse feito seria a realização de um grande sonho”, disse.

SELEÇÃO BRASILEIRA
MUNDIAL DE MTB 2022

Elite feminino
Hercília Najara Ferreira de Souza
Leticia Jaqueline Soares Candido
Raiza Goulão Henrique

Elite masculino
Henrique da Silva Avancini
José Gabriel Marques de Almeida

Sub23 feminino
Giuliana Salvini Morgen

Sub23 masculino
Alex Junior Malacarne
Gustavo Xavier de Oliveira Pereira

Junior feminino
Luiza Cocuzzi

Junior masculino
Eiki Yamauchi Leoncio

Comissão Técnica
Carlos Eduardo Polazzo Machado (Coordenador)
Fernando Ruiz Fermino (Gestor Alto Rendimento)

 

LEIA MAIS
Mundial de MTB no Bikemagazine

Site oficial do evento