O que é o ciclismo virtual? Conheça mais sobre um dos esportes online mais conhecido

HomeVariedades

O que é o ciclismo virtual? Conheça mais sobre um dos esportes online mais conhecido

Confira o que é o ciclismo virtual e como ele pode te ajudar no condicionamento físico

O ciclismo virtual cresceu muito nos últimos anos – Foto de divulgação Zwift

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Zwift

Atualmente, os esportes e exercícios físicos já não são algo para praticar somente ao ar livre ou em uma academia. Com a evolução da tecnologia e a chegada de equipamentos de treino de qualidade e com preços justos, como uma boa bicicleta ergométrica, mini bands ou bicicletas tradicionais, podemos praticar essa modalidade em casa ou até mesmo de forma virtual.

Esportes virtuais? Sim, eles já são uma realidade! Há alguns anos os jogos de videogame já não são somente uma diversão para o fim de expediente ou fim de semana, mas sim uma forma de contribuir para a saúde mental ou mesmo criar competições nas áreas dos esportes. Com isso, existem diversas plataformas que estimulam a prática do ciclismo virtual, que é cada vez mais realista e procurado por quem gosta do esporte e quer inovar.

Quer saber mais sobre o treinamento de ciclismo virtual, como funciona e se ele traz benefícios à saúde como o ciclismo tradicional? Então vem com a gente e continue a leitura.

O que é e como funciona o ciclismo virtual?

Hoje em dia, o ciclismo rompeu a barreira do presencial, e já é possível praticar o esporte de forma totalmente online. Os eSports são considerados algo revolucionário e muito novo no mundo dos esportes e cuidados com a saúde, logo, muitos ainda não conhecem essas práticas e ficam em dúvida na hora de procurar mais informações.

Um dos esportes mais requisitados no mundo online, atualmente, é o ciclismo virtual, uma modalidade que tem ganhado cada vez mais importância entre os competidores. Existem até mesmo circuitos de ciclismo virtual para disputa, com atletas que pedalam mais de 1.000 km em um determinado período de tempo pelos aplicativos próprios para o ciclismo online.

O ciclismo virtual nada mais é do que a prática do ciclismo com auxílio da sua bicicleta, mas conectada a um dispositivo que simula a corrida em uma paisagem ou local específico, que é transmitido na sua smart TV ou smartphone. Com essa modalidade, é possível até mesmo fazer a competição com outras pessoas e fazer com que o esporte se torne mais do que um hobby, mas uma forma de cuidar da saúde.

Como praticar ciclismo virtual?

O ciclismo virtual pode ser praticado no conforto da sua casa e você só precisa de um bicicleta, espaço, internet e uma smart TV, de preferência, pois a tela é maior e a experiência pode ser melhor para você. Para a prática do exercício online, a plataforma mais usada é o Zwift, escolhido para ser a plataforma virtual da disputa da Race Across America, uma disputa que reuniu centenas de pessoas adeptas ao esporte. 

O Zwift é, na verdade, um jogo em um plataforma online, desenvolvido em altíssima tecnologia, que permite diversos ciclistas desenvolverem a sua prática no esporte em um ambiente realista e indoor, para pedalar sozinho, ocasionalmente com amigos ou família, ou, como citamos anteriormente, competir com pessoas de todo o mundo.

Para pode usufruir desse recurso, além de ter uma bicicleta e um dispositivo eletrônico de sua preferência, que pode ser tablet, computador, notebook, smartphone e a smart TV (a smart TV é a melhor opção, pois oferece uma tela mais ampla), você precisa ter conexão com a internet, precisará também baixar o programa de execução da plataforma do site Zwift (é só pesquisar no google pelo nome “Zwift”), adquirir um rolo de treino inteligente que seja compatível com o jogo e com a sua bicicleta, ter um medidor de potência para deixar a sua experiência ainda mais realista e também, se puder, ter uma antena ANT com aparelho bluetooth para medir a energia das suas pedaladas e calcular a sua velocidade do jogo, tudo para complementar a sua experiência virtual.

Além disso, é interessante baixar o aplicativo Zwift Companion para você ter acesso a inúmeros eventos que a empresa dispõe aos seus usuários, como passeios em grupo, treinamentos coletivos, provas de disputa e muito mais. Você pode usufruir, também, para uma experiência mais completa, de chamadas de vídeo e conferências gratuitas oferecidas pela plataforma, para conhecer outros ciclistas e aprender mais sobre o próprio aplicativo.

Contudo, é importante citar que o Zwift é um recurso pago, mas conta com sete dias gratuitos para você testar, conhecer por dentro suas funcionalidades e ver se é uma boa alternativa para você. Existem outras alternativas no segmento, para prática do exercício, como o Sufferfest, Rouvy e o Trainer Road, mas o Zwift continua sendo a plataforma mais completa e mais utilizada por quem gosta do ciclismo virtual.

O ciclismo virtual também é uma alternativa de cuidado com a saúde?

Por ser um esporte online, muitas pessoas imaginam que não tenha um efeito positivo em sua saúde, o que na verdade é o contrário. O ciclismo virtual é indoor, ou seja, você participa em casa, mas os efeitos benéficos são os mesmos, tirando o contato com a natureza, que fica reservado para o ciclismo tradicional. O ciclismo, em todas as suas modalidades, tem poucas contra indicações e pode ser praticado por pessoas de todas as idades e públicos, trazendo diversos benefícios a sua saúde física e mental.

Ao praticar o ciclismo virtual, você também usufrui de diversos benefícios para a sua saúde, como:

  • Ajuda a melhorar o seu equilíbrio;
  • Tonifica o corpo e os músculos;
  • Ajuda a tirar a tensão muscular;
  • Oxigena o sangue;
  • Ajuda no tratamento de depressão e ansiedade, pois o exercício faz com que o cérebro libere diversos neurotransmissores,
  • Melhora a saúde das articulações;
  • Trabalha todos os grupos musculares;
  • Melhora o seu reflexo;
  • Melhora o seu condicionamento físico;
  • Melhora a sua resistência;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • É um exercício simples e acessível,

E se você já pratica o ciclismo virtual? Conta para nós como foi a sua experiência!