Confira start list da 1ª edição do Mundial de Gravel

HomeCompetiçõesGravel

Confira start list da 1ª edição do Mundial de Gravel

Primeira edição do campeonato terá nomes como Pauline Ferrand Prevot, Van der Poel, Peter Sagan, Van Avermaet, Alexey Lutsenko e Alban Lakata

Elite masculina vai correr 194km no domingo; pelotão terá nomes de destaque do ciclismo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O primeiro Campeonato Mundial de Gravel é neste final de semana na região do Veneto, no Norte da Itália. Sem nenhum brasileiro inscrito, o evento tem 559 inscritos de 39 nacionalidades e grandes nomes estão confirmados.
O evento começa neste sábado (8 de outubro), com a prova da elite feminina.

A francesa Pauline Ferrand Prevot, que nesta temporada conquistou os mundiais de XCC, XCO e XCM, alinha como uma das favoritas no percurso de 140km.

O percurso é técnico e desafiador nos primeiros 20km, com uma subida íngreme no começo. Mas a maior parte do trajeto é rápido e plano, já que acompanha o curso de dois rios. O último quilômetro – nas ruas que circundam as muralhas da cidade medieval – é bastante técnico e favorece os ciclistas com mais explosão na chegada.

No domingo, é a vez da elite masculina que vai percorrer o mesmo trajeto das mulheres, mais duas voltas em um circuito de 27km nos arredores de Cittadella, num total de 194km.

O pelotão masculino da elite terá nomes muito conhecidos do ciclismo de estrada como como Van der Poel, Peter Sagan, Van Avermaet, Alexey Lutsenko, Yevgeniy Fedorov (campeão mundial de estrada na Sub-23), Magnus Cort Nielsen, Zdeněk Štybar, Davide Ballerini, Daniel Oss, Lilian Calmejane, Carlos Verona, Alessandro De Marchi e e tantos outros.

Outro destaque na corrida será o Alban Lakata, que já foi campeão mundial de marathon e poderá fazer uma boa apresentação.

Detalhe do percurso na região do Veneto

CONFIRA START LIST COMPLETO

AMADORES
O campeonato mundial de gravel terá também categorias para amadores, que serão separados por faixas etárias e vão largar em baterias para percorrerem uma distância de 166km.

A prova feminina e masculina para ciclistas com mais de 50 anos será no sábado. Já os homens das categorias de 19 a 49 anos largam depois da elite masculina no domingo e fazem apenas uma volta no circuito de 27km antes da meta final.

IRMÃS AFEGÃS
Entre as inscritas, estão as irmãs afegãs Fariba e Yulduz Hashimi, de 19 e 21 anos, que se refugiaram na Itália em setembro de 2021 depois do colapso naquele país em agosto do ano passado. As ciclistas receberam ajuda da associação “Road to Equality”, criada pela campeã mundial de ciclismo de 1997 Alessandra Cappellotto, e as irmãs Hashimi vão competir usando a camisa do Afeganistão.

As irmãs afegãs Fariba e Yulduz Hashimi

CATEGORIAS AMADORAS:
19 – 34 anos
35 – 39 anos
40 – 44 anos
45 – 49 anos
50 – 54 anos
55 – 59 anos
60 – 64 anos
65 – 69 anos
70 – 74 anos
75 – 79 anos

CONFIRA GUIA TÉCNICO UCI

SITE OFICIAL DO EVENTO