Robin Froidevau supera campeão mundial na Serenissima Gravel

HomeCompetiçõesGravel

Robin Froidevau supera campeão mundial na Serenissima Gravel

Campeão suíço vence escapado com 13 segundos à frente de Emils Liepins (Trek Segafredo) e Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck)

Froidevaux  completou os 195,9km em 4h45min14s a 41 km/h de velocidade média

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O campeão nacional suíço de ciclismo de estrada Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling) venceu nesta sexta-feira (14 de outubro) a segunda edição da Serenissima Gravel, prova realizada em Piazzola Sul Brenta, na Itália.

Froidevaux, de 23 anos, completou os 195,9km (com 20 trechos de gravel) em 4h45min14s a 41km/h de velocidade média. Emils Liepins (Trek-Segafredo) foi o segundo colocado ao bater no sprint Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), primeiro campeão mundial da modalidade.

“Não sou muito especialista em gravel e até no mountain bike não sou tão bom tecnicamente, mas aproveitei a oportunidade e fui para o ataque, porque eu sabia que se eu ficasse no grupo, seria difícil. E funcionou. Não acreditei até o último quilômetro. Estou realmente feliz. Tive lesão nos dedos há dois meses e meio. Eu tive que descansar por um mês então começo a treinar novamente, então estou mais fresco que os outros pilotos porque não tive uma temporada intermediária.”, contou.

Froidevaux após a vitória na La Serenissima – Foto de Matt Rendell

A PROVA
Na primeira parte da corrida, o pelotão se dividiu com 19 ciclistas escapados que formaram o grupo vitorioso. Na fuga estava o recém-coroado campeão mundial de gravel Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), seu companheiro de equipe Mathieu van der Poel, o campeão italiano de gravel Samuele Zoccarato (Bardiani CSF Faizane’) e Miguel Ángel López (Astana Qazaqstan Team).

Van der Poel foi o oitavo colocado, a 9 segundos – Foto de Matt Rendell

Antes da segunda passagem da linha de chegada, a 22km do final, Van der Poel perseguia 25 segundos atrás do grupo líder, com Martin Urianstad (Uno-X Pro Cycling Team) na liderança da corrida à frente de Gianni Vermeersch, López, Davide Toneatti, William Levy, Geoffrey Soupe (TotalEnergies), Florian Vermeersch (Lotto Soudal) e Robin Froidevaux (Tudor Equipe Pro).

Na aproximação para o final da corrida, com os sprints Emils Liepins (Trek Segafredo) e Gianni Vermeersch bem colocados, Robin Froidevaux, de 23 anos, tentou a sorte com um ataque e levou a melhor. Ele venceu a corrida com uma vantagem de 13 segundos sobre Liepins, Gianni Vermeersch, Florian Vermeersch e Urianstad.

TOP 3
1. Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team) – 4h45min14s
2. Emils Liepins (Trek Segafredo) – a 13s
3. Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck) – mt

RESULTADOS-COMPLETOS

VÍDEO