Red Bull Gravel X: Avancini destaca os desafios da prova

HomeCompetiçõesGravel

Red Bull Gravel X: Avancini destaca os desafios da prova

Primeiro evento de travessia gravel do Brasil, disputa será nos dias 3 e 4 de dezembro no Vale Europeu, em Santa Catarina

Avancini confirma presença na disputa Red Bull Gravel X Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Campeão da ultramaratona Brasil Ride 2022 e destaque nas últimas edições da Cape Epic, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) está confirmado na disputa Red Bull Gravel X, primeiro evento de travessia da modalidade no País. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, o evento vai percorrer quase 300 km do Vale Europeu de Santa Catarina, que envolve Timbó, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e outras cidades.

O gravel é a grande novidade do ciclismo nos últimos anos. As bicicletas de gravel misturam características das bikes de estrada, como o guidão curvo e a postura mais agressiva do ciclista, e das mountain bikes, especialmente em relação aos pneus mais largos e com menor pressão. O Red Bull Gravel X traz ao Brasil o formato travessias gravel, já usado nos EUA e Europa.

“O Red Bull Gravel X está gerando bastante expectativa, principalmente por ser uma corrida de uma modalidade relativamente nova, combinando características de provas bem longas e com uma quantidade de subidas enormes. Estou bastante ansioso para poder competir, curtir o pedal e ter essa vivência de resistência e intensidade. Além disso, ter uma nova experiência sobre uma bicicleta, que é o que a gente está sempre buscando”, afirma.

“Acredito que o evento será desafiador para quem participar, pela questão da quilometragem, pelas características do percurso, mas a gente sabe que a Red Bull sempre entrega experiências muito marcantes e acredito que o evento, acima de qualquer coisa, irá trazer isso, uma vivência em cima da bike muito marcante”, completa Avancini.

Unbound Gravel, nos Estados Unidos, é uma das provas mais importantes da modalidade

A competição será desafiadora. Os participantes deverão percorrer 288 km em duas etapas, um percurso que geralmente é realizado em até sete dias no roteiro do cicloturismo. Tendo como ponto de partida a cidade de Timbó, a primeira etapa tem 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada, 75% em estradas de terra e com linha de chegada na cidade de Doutor Pedrinho.

Ao término da etapa, os atletas deixarão suas bicicletas preparadas para a segunda etapa e retornam em transfer da organização para Timbó. Na segunda disputa, eles fazem o processo inverso para encarar 132 km saindo de Doutor Pedrinho, com mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e estradas de terra, em direção a Timbó.

O Red Bull Gravel X é realizado pela Flows, com patrocínio de Soul Cycles, apoio de Goodyear, Strava, Nomad e Timbó Park Hotel, hotel oficial do evento, e tem o apoio institucional da Prefeitura de Timbó.

Veja mais no site oficial do evento.

Confira também: Efeito Avancini
De modo especial, Henrique estreou a série ‘Efeito Avancini’, em que relembra a sua trajetória até alcançar uma das maiores conquistas da carreira: trazer uma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO ao Brasil.

Confira os cinco episódios gratuitamente pela Red Bull TV por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/shows/efeito-avancini