Temporada 2023 terá série sobre o Tour de France na Netflix

HomeCompetiçõesCiclismo

Temporada 2023 terá série sobre o Tour de France na Netflix

Série documental sobre a disputa e os bastidores da prova de 2022 está em fase de edição; oito equipes participaram do projeto

Pelotão na tradicional etapa final na avenida Champs-Élysées em 2022

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O Tour de France 2022 fez história como a primeira competição de ciclismo a ganhar uma série documental da plataforma Netflix. A série está em fase de edição e a previsão de lançamento é no primeiro semestre do ano que vem, antes da estreia do Tour 2023, que será disputado de 1º a 23 de julho.

Em março de 2022, a Netflix anunciou a parceria com a ASO, organizadora do Tour de France, para criar a série, que contou com a participação de oito equipes AG2R Citroën, Alpecin-Fenix, Bora-Hansgrohe, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ, Ineos Grenadiers, Jumbo-Visma e QuickStep-AlphaVinyl.

O colombiano Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost) foi um dos entusiastas do projeto. “Adoraria ser famoso na Netflix! Por que não? Muitas pessoas me seguem nas redes sociais em todo o mundo e eu gosto de usar as redes sociais para manter contato com as pessoas e compartilhar minha vida e carreira com elas. Acho que o documentário da Netflix é o próximo passo em tudo isso, ajudará todos esses novos fãs e fãs ocasionais a nos conhecer e ao esporte muito melhor. Isso só pode ser uma coisa boa.”

Jonas Vingegaard , campeão do Tour 2022

O canal de TV France Télévisions é parceiro no projeto, com produção da Quadbox , uma joint venture entre a produtora Quad e a Box to Box Films. A Box to Box Films, vale lembrar, é a produtora de documentários esportivos por trás da popular série de Fórmula 1 “Drive to Survive”, na Netflix. O nome da série sobre o Tour ainda não foi oficializado, mas informalmente está sendo chamado de “Ride to Survive”.

Para as gravações, a Netflix contou com 70 pessoas que, com uniformes das equipes, se misturaram para registrar não só as disputas, mas os bastidores da competição. O foco geral é a rivalidade, mas tudo indica que a abordagem deve ser semelhante ao do “Drive to Survive”, que dedica mais tempo aos bastidores do que às disputas.

Para Yann Le Moënner, diretor administrativo da A.S.O., será uma oportunidade única para os fãs. “Através de uma abordagem narrativa, o público poderá descobrir como o Tour de France representa o desafio final para os competidores; em particular em termos de sofrimento, forçando os seus limites e espírito de equipe. Este projeto faz parte de nossa ambição geral de tornar nosso esporte mais acessível e atender a um público ainda mais amplo”, comentou.

Laurent-Eric Le Lay, diretor de Esportes da France Télévisions, acredita que a parceria vai ajudar o esporte a ficar mais conhecido. “Como parceiro histórico do Tour de France, estamos muito satisfeitos em participar deste projeto que permitirá a todos experimentar parte da vida cotidiana de campeões e equipes. É um aditivo ao que fazemos todos os anos durante a corrida e acreditamos que atrairá um público ainda maior para este belo evento.”

LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine

Site oficial