Brasil terá etapa inédita do UCI Gran Fondo World Series em 2023

HomeCiclismo

Brasil terá etapa inédita do UCI Gran Fondo World Series em 2023

Prova foi confirmada em Pomerode (SC) no dia 5 de novembro e terá 140km de percurso, com 1.500m de altimetria

Brasil entra no calendário da UCI Gran Fondo Series

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O Brasil vai sediar em 2023 pela primeira vez uma etapa do UCI Gran Fondo World Series. A prova será no dia 5 de novembro, em Pomerode (SC), em um percurso de 140km com 1.500m de altimetria acumulada. A oportunidade é imperdível para quem gosta de provas longas e desafiadoras.

A etapa brasileira é a única na América do Sul e são esperados 2 mil ciclistas de vários países. A prova é uma organização da Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina).

“Esta prova coloca o Brasil no roteiro mundial da UCI. É o ciclismo de estrada puro. Resgatamos um antigo percurso da Copa Hans Fischer, que foi um ciclista natural de Pomerode, que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80”, explica o organizador Juliano Salvatori, da Riders, de Balneário Camboriú.

Vale lembrar que Salvatori é o organizador da Riders Stage Race, que está confirmada para o ano que vem nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Hotel Fazenda Caetés, em Balneário Camboriú.

O calendário granfondo da própria UCI existe desde 2011, quando se chamava “UCI World Cycling Tour” e integra o chamado “Cycling For All“, ou “Ciclismo Para Todos”.

Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series www.ucigranfondoworldseries.com, o circuito 2023  terá um total de 28 seletivas em 19 países de cinco continentes.


A etapa brasileira ganhou o nome de “Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu” www.ucigranfondobrasil.com.br e conta como seletiva para o mundial de Gran Fondo. Os três primeiros ciclistas de cada faixa etária ganham uma medalha oferecida pela própria UCI e têm direito à disputa do título da temporada 2024.

“O mundial de granfondo é disputado dois dias antes do mundial de estrada da elite do Pro Tour. Em 2024, será em Zurique, na Suíça”, explica Salvatori. Os campeões mundiais de granfondo têm direito a usar a famosa camisa arco-íris.

Podem participar do Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu ciclistas amadores e profissionais (desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos. O percurso é fechado ao trânsito de carros.

Haverá também a versão Medio Fondo, com cerca de 80km e altimetria inferior a 1.000 metros acumulados que também conta como seletiva para o mundial de Medio Fondo. As informações estão no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br

Pomerode
Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.
“No dia da prova haverá a Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvatori.

A concentração de largada/chegada será no Pavilhão de Exposições de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor.