Prova foi confirmada em Pomerode (SC) no dia 5 de novembro e terá 140km de percurso, com 1.500m de altimetria
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI
O Brasil vai sediar em 2023 pela primeira vez uma etapa do UCI Gran Fondo World Series. A prova será no dia 5 de novembro, em Pomerode (SC), em um percurso de 140km com 1.500m de altimetria acumulada. A oportunidade é imperdível para quem gosta de provas longas e desafiadoras.
A etapa brasileira é a única na América do Sul e são esperados 2 mil ciclistas de vários países. A prova é uma organização da Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina).
“Esta prova coloca o Brasil no roteiro mundial da UCI. É o ciclismo de estrada puro. Resgatamos um antigo percurso da Copa Hans Fischer, que foi um ciclista natural de Pomerode, que disputou duas olimpíadas e é considerado um fenômeno nos anos 80”, explica o organizador Juliano Salvatori, da Riders, de Balneário Camboriú.
Vale lembrar que Salvatori é o organizador da Riders Stage Race, que está confirmada para o ano que vem nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Hotel Fazenda Caetés, em Balneário Camboriú.
O calendário granfondo da própria UCI existe desde 2011, quando se chamava “UCI World Cycling Tour” e integra o chamado “Cycling For All“, ou “Ciclismo Para Todos”.
Com o novo nome de UCI Gran Fondo World Series www.ucigranfondoworldseries.com, o circuito 2023 terá um total de 28 seletivas em 19 países de cinco continentes.
A etapa brasileira ganhou o nome de “Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu” www.ucigranfondobrasil.com.br e conta como seletiva para o mundial de Gran Fondo. Os três primeiros ciclistas de cada faixa etária ganham uma medalha oferecida pela própria UCI e têm direito à disputa do título da temporada 2024.
“O mundial de granfondo é disputado dois dias antes do mundial de estrada da elite do Pro Tour. Em 2024, será em Zurique, na Suíça”, explica Salvatori. Os campeões mundiais de granfondo têm direito a usar a famosa camisa arco-íris.
Podem participar do Granfondo Pomerode Circuito Vale Europeu ciclistas amadores e profissionais (desde que não estejam na disputa por pontos olímpicos) de 19 a 79 anos, que serão divididos em faixas de idade de cinco em cinco anos. O percurso é fechado ao trânsito de carros.
Haverá também a versão Medio Fondo, com cerca de 80km e altimetria inferior a 1.000 metros acumulados que também conta como seletiva para o mundial de Medio Fondo. As informações estão no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br
Pomerode
Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece muitas atrações turísticas, com destaque para a gastronomia regional e para a arquitetura alemã preservada. O percurso vai passar pela Rota Enxaimel, com rua de calçamento autêntico de pavés e imóveis no famoso estilo alemão.
“No dia da prova haverá a Festa Pomerana, uma festa cultural alemã nos moldes da Oktoberfest, com bandas tradicionais, danças e comidas típicas”, conta Salvatori.
A concentração de largada/chegada será no Pavilhão de Exposições de Pomerode. No local, haverá uma feira com expositores do setor.