Campeonato Brasileiro de e-MTB será neste domingo em MG

HomeCompetições

Campeonato Brasileiro de e-MTB será neste domingo em MG

Disputa encerra o evento MTB Weekend em Nova Lima; confira a programação completa e os nomes confirmados

Rubens Valeriano está entre os confirmados Foto: Ultrafotos

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Brasileiro de e-MTB 2022 será disputado neste domingo (4 de dezembro) em Nova Lima (MG), no encerramento do evento MTB Weekend. O pelotão terá fortes concorrentes e entre os confirmados estão nomes bastante conhecidos, como Luiz Cocuzzi, Rubinho Valeriano, José Gabriel Marques, Renato Rezende, Lukas Kaufmann, Pedro Hilo, Albert Morgen, Gabriel Giovannini e Mário Couto, entre outros. Entre as mulheres, destacam-se Marcela Lima, Stefanye Lindolfo, Patrícia Loureiro, Letícia Coura e Fabiana Brandão, entre outras.

“O Brasileiro de bike elétrica com toda certeza será histórico. Nunca antes tivemos tantas feras do ciclismo competindo nessa modalidade. Além dos fortes nomes do mountain bike nacional, como Cocuzzi, Rubinho, Zé Gabriel, teremos também atletas que foram criados em outras modalidades, como Renato Rezende, que já disputou três jogos olímpicos no BMX, e o Gabriel Giovannini, bicampeão brasileiro de Downhill e campeão nacional também no Enduro. Será um show”, comemora Rogério Bernardes, organizador do MTB Weekend.

A pista da disputa será praticamente a mesma do Campeonato Mineiro de XCO. A prova será realizada na Trilha Sauser, na área da CSUL que fica na Lagoa dos Ingleses em Nova Lima e terá pequenas alterações de uma prova para a outra. A categoria E-Bike terá desafios na descida e também desafios técnicos em subidas, se diferenciando da mountain bike convencional. Para isso, o Projeto Trilhas vem criando trechos desafiadores de subidas, para que os atletas consigam utilizar ao máximo as suas bikes elétricas.

O Campeonato Brasileiro de E-Mountain Bike, será responsável por encerrar a competição na tarde de domingo (4/12). Às 14h, começam as corridas das elites masculina e feminina no circuito de Cross Country Olímpico (XCO). Para participar, os atletas devem ser filiados acima de 19 anos. Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Há ainda outras 12 categorias para a galera se divertir, com idade começando em 12 anos na Teen, até os mais experientes acima de 50 anos, na Veterano. Nessas categorias, as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração. Todas as categorias possuem vagas limitadas.

Programação do e-MTB
Sexta-feira – 02/12
8h30 às 18h – Secretaria aberta
12h30 às 14h30 – Treino Campeonato Brasileiro e-MTB

Sábado – 03/12
14h15 às 16h00 – Treino oficial e-MTB

Domingo – 04/12
14h – Campeonato Brasileiro e-MTB
(Categorias masculino e feminino)

LEIA MAIS
Site oficial do evento