José Gabriel e Iara Caetano são os 1ºs campeões brasileiros de XCE

HomeCompetiçõesMountain bike

José Gabriel e Iara Caetano são os 1ºs campeões brasileiros de XCE

Disputa do primeiro título nacional do cross country eliminator foi realizada no evento MTB Weekend, em Nova Lima (MG)

Chegada da disputa do masculino, com vitória de José Gabriel Foto: Ultrafotos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

José Gabriel Marques e Iara Caetano são os primeiros campeões de Eliminator do Brasil. O Campeonato Nacional do XCE (cross country eliminator) foi disputado nesta sexta-feira (2 de dezembro) no evento MTB Weekend, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG).

Na final masculina, José Gabriel Marques, mineiro de Poços de Caldas, mas radicado em Nova Lima, garantiu a vitória na decisão do Photo finish, ficando à frente de Luiz Cocuzzi. Renato Rezende e Fernando Nunes encerraram a disputa em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Vinicius Henrique Lacerda foi o 5º.

“Hoje de manhã estava treinando e pensei bastante sobre fechar com chave de ouro este ano. Embora eu tenha obtido grandes resultados, como o bicampeonato da CIMTB, tive duas lesões graves nesta reta final de temporada, entre setembro e outubro. Quebrei a tíbia e depois a fíbula da perna direita. Consegui me recuperar e conquistar o brasileiro de Eliminator. Tenho que agradecer o Rogério Bernardes, que me incentivou bastante para eu vir correr”, comentou Zé Gabriel, como é conhecido.

“Ser o primeiro campeão da história do Brasil no Eliminator é muito gratificante. Não foi minha hora ainda no Cross Country Olímpico (XCO), mas fui muito feliz nesta tarde. Uma modalidade que cresce muito não só no País, como no mundo inteiro. Quem sabe no futuro não seja minha especialidade”, contou o campeão.

“O Eliminator me faz lembrar minha juventude, quando corrida no BMX. Definir uma estratégia, consciente que tudo pode mudar durante as duas voltas. Soube ler o Cocuzzi e sabia que era melhor eu partir atrás dele no sprint. Esperei ele embalar, para ir atrás. É uma característica minha sprintar e ganhei por muito pouco”, finalizou.

Disputa do XCE feminino, com vitória de Iara Caetano Foto: Ultrafotos

Na final das mulheres, Iara Caetano, natural de Governador Valadares (MG), superou as favoritas Aline Simões e Marcela Lima (2ª e 3ª colocadas), duas brasileiras que obtiveram destaque internacional em 2022 no circuito do Eliminator. Luiza Cocuzzi foi a 4ª e Stefanye Silva a 5ª.

“Sensação única de ser a primeira campeã brasileira de XCE. Gratificante, ainda mais de um temporada bem difícil para mim. Vitória realmente importante, fiquei bem feliz”, vibrou Iara. “Defini a estratégia de poupar um pouco mais na primeira volta e na última forçar ao máximo. No finalzinho da segunda volta, percebi que estava com mais força e vontade sobrando. Quando apontou a última reta, eu pensei que era a hora e tomei a liderança”, complementou a vencedora.

Programação sábado e domingo
O MTB Weekend segue neste fim de semana com mais três competições: Campeonato Mineiro de XCO, Desafio Nova-limense de Maratona e Campeonato Brasileiro de E-MTB. O Campeonato Mineiro de XCO terá disputas no sábado (3) e também no domingo, com uma vasta quantidade de disputas, dividido em quatro baterias: Três delas serão no sábado – 8h (masculinas Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50), 10h (femininas Elite, Sub23, Júnior, Sub15, Sub17, Sub-40, Sub-50, Over-50) e 12h (masculinas Elite, Sub23, Júnior) – e a última no domingo, às 8h (masculinas Sub-15, Sub-17, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65).

O diferencial dessas provas é que não é preciso estar filiado para competir, exceto na Elite, Sub23 e Júnior, pois haverá um pódio geral do MTB Weekend e um pódio exclusivo para o Campeonato Mineiro.

​Ainda no sábado o evento terá a realização do Desafio Nova-limense de Maratona, em que não haverá necessidade de estar filiado a nenhuma federação para competir. A largada da Maratona acontecerá às 14h, contando com as seguintes categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina e Feminina, Expert Masculina, Cadete Masculina, Máster Masculina, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, Gravel Masculina e Feminina, Dupla Masculina, Dupla Feminina/Mista, Hand Bike e Turismo (não competitiva). Além dessas categorias, ​haverá a categoria Kids, para crianças acima de 1 ano até 12 anos, que é participativa.

​O Brasileiro de E-Mountain Bike será responsável por encerrar a competição no domingo, com as corridas das elites​ feminina e​ masculina no circuito de Cross Country Olímpico (XCO). Todas as bicicletas terão suas velocidades aferidas, e devem chegar configuradas com limite de 25 km/h. Existem outras 12 categorias​ na programação da bike elétrica,​ para os atletas se divertirem, com idade começando em 12 anos, na Teen, até os mais experientes (acima de 50 anos) na Veterano. Nessas categorias as bikes não serão conferidas e podem participar com qualquer configuração.

LEIA MAIS
Site oficial do evento