Resoluções de Ano Novo para ciclistas

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Resoluções de Ano Novo para ciclistas

Cuidar da rotina de treinos e melhorar a alimentação, sair da zona de conforto e outras dicas para pedalar mais e melhor em 2023

Competidores na ultramaratona Cape Epic 2022 Foto: Dom Barnardt/Cape Epic

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O ano chega ao fim e o momento é de olhar para o fizemos sobre a bike nesse ano e o que podemos, ou precisamos, melhorar para o próximo.

Que tal conferir as sugestões do treinador Gabril Vargas para colocar na sua lista de resoluções de Ano Novo? Feliz 2023!

Mantenha sua rotina de treinamentos
Não importa se sua semana é composta por seis, oito, doze ou vinte horas de treino – é importante manter a regularidade e evitar perder sessões e até perder semanas inteiras. Se falta consistência em seu treinamento, reflita sobre quais são os motivos que estão interferindo e se é possível contorná-los. Considere incluir sessões mais curtas de treino, atividades alternativas (como corrida ou academia) e tenha um rolo para treinar em dias de chuva ou pouca disponibilidade de tempo.

Inclua fortalecer e alongar em sua rotina
Uma preparação mais completa envolve também um cuidado extra com o corpo como um todo. Além de ganhos para a performance e para o bem estar geral, o ciclista que inclui fortalecimento e alongamentos em sua rotina tem menor risco de sofrer com lesões, além de ajudar a manter uma posição mais eficiente e ágil na bike sem perder a agilidade e conforto. Para saber mais, leia o que escrevemos sobre o tema.

Melhore a alimentação
Seja pré, pós ou durante os treinos, procure avaliar se é possível avançar nesse aspecto para um melhor abastecimento, recuperação e controle correto e saudável da composição corporal e peso. Sempre recomendo a orientação de um profissional da área da Nutrição que entenda das demandas do esporte. Mas boas leituras e bastante pesquisa já irão revelar muitas informações básicas.

Aprenda para entender mais
O esporte que amamos não envolve apenas vestir sapatilhas, subir na bike e pedalar. Envolve também conhecer um ao menos um pouco de manutenção e funcionamento da bicicleta, da história do esporte, das notícias do mundo das competições, das novidades do mercado, as gírias e outros aspectos particulares da cultura de cada modalidade. Conhecimento nunca é demais e nos ajuda a ser ciclistas mais completos em um sentido amplo.

Invista em um bike-fit
Quanto mais aprendemos sobre os pequenos detalhes da nossa interação física com a bicicleta, mais percebemos como pequenos detalhes podem ter grandes consequências na performance e no conforto. Aproveite o início do ano para marcar aquele bike-fit que você está planejando há tempos. Se já fez há muito tempo, considere refazer!

Equipamento em dia
Assim como ter a casa ou escritório arrumados e limpos ajuda no nosso humor e produtividade, ter o equipamento limpo e regulado ajuda a tornar os quilômetros mais agradáveis e seguros. Crie o hábito de fazer uma lavagem e check-up regularmente, seja por um mecânico ou por você mesmo.

Saia da zona de conforto
Que tal experimentar distâncias que você nunca alcançou, novas trilhas e estradas e até sair para pedalar com gente que você nunca acompanhou? A bicicleta está muito relacionada com a liberdade e a descoberta. Isso nos leva à próxima meta…

Corte as desculpas pela raiz
Ninguém gosta de ouvir as famosas frases que começam com “mas é que […]” e “estou só […]”. Sabemos que há os treinos fortes e os treinos leves, os dias bons e os dias ruins, as manhãs de sol e as manhãs de chuva. E claro, aqueles que estão em melhor condicionamento e os que nem tanto. Mas mesmo assim, encare sempre os convites para treinar, as trilhas e as estradas com confiança e deixe as pernas falarem por si.

Competir é compartilhar
Competições não são um bicho de sete cabeças. Sempre digo que as provas, de qualquer tipo, são um momento especial em que você encontra dezenas, talvez centenas de pessoas que compartilham essa mesma paixão que você. Seja para disputar com os outros ou apenas para superar a si mesmo, considere prestigiar os eventos esportivos que, afinal de contas, são feitos para você.

Registre os treinos
Se você ainda não o faz, crie o hábito de registrar suas atividades. O Strava é uma das ferramentas mais óbvias, mas o bom e velho diário de papel também vale. Anote a distância percorrida, o tempo, percurso e as sensações/observações. No fim de cada semana e mês, anote os totais de distância e tempo. Além de servir como referência futura, isso ajuda a manter a consistência que já mencionei anteriormente.

Busque orientação para os treinos
Seja qual for a modalidade, nível e ambição, há muitos ciclistas que podem se beneficiar da orientação profissional para o treinos. Há muitos treinadores, consultorias e assessorias que oferecem diferentes tipos de acompanhamento, assistências e outros serviços. Como coach/treinador, eu e muitos colegas ajudamos inúmeros ciclistas comuns a cumprirem metas como essas acima e muitas outras!

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