Dylan Groenewegen vence abertura do Saudi Tour

HomeCompetiçõesCiclismo

Dylan Groenewegen vence abertura do Saudi Tour

Holandês foi mais rápido que Rajovic e Walscheid na abertura da prova em cinco etapas na Arábia Saudita

Sprint e vitória para Groenewegen na 1ª etapa do Saudi Tour

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Saudi Tour/Charly Lopez

Dylan Groenewegen (Jayco-AlUla) venceu nesta segunda-feira (30 de janeiro) a etapa de abertura do Saudi Tour. O holandês derrotou Dušan Rajović (Bahrain Victorious) e Max Walscheid (Cofidis) na linha de chegada no final da etapa de 180 km, saindo na frente de um pequeno grupo escapado depois que uma queda no trecho final dividiu o pelotão.

Esta foi a 64ª vitória profissional do ciclista, que tem 29 anos e é o primeiro a vestir a camisa de líder da classificação geral. Groenewegen teve que recuperar o tempo após dois furos, um deles a 40 km da linha de chegada. “O desempenho da equipe foi muito forte hoje e estamos muito felizes por termos conquistado a primeira vitória da temporada”, comemorou.

O Saudi Tour, lançado em 2020, está em sua terceira edição. Dezesseis equipes do pelotão internacional se enfrentarão em cinco etapas, realizadas de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. A rota de 2023 é uma nova oportunidade para descobrir AlUla , uma cidade oásis no noroeste da Arábia Saudita.

No percurso da 1ª etapa

As cinco etapas traçam uma rota em forma de estrela em torno de AlUla. A etapa de abertura seguiu ao oásis de Khaybar. A etapa 2 tem 184km até Shalal Sijlyat Rocks. A etapa 3, com 159,2 km, partirá da Estação Ferroviária de Al Manshiyah, importante parada da lendária Hejaz Railway, uma linha de via única de 1.300 km que se estende de Damasco a Medina. A etapa 4 tem largada em Maraya e vai em direção a Harrat Uwayrid. A etapa final começa na cidade velha de AlUla e vai a Hegra, patrimônio mundial da Unesco.

MELHORES MOMENTOS

Veja mais no site oficial do evento