Copa Soul abre a corrida por pontos olímpicos em Lavras (MG)

HomeCompetiçõesAgenda

Copa Soul abre a corrida por pontos olímpicos em Lavras (MG)

As categorias Elite e Júnior contarão pontos pela União Ciclística Internacional na Classe 1; prova será em Lavras (MG) de 3 a 5 de março

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O calendário de provas brasileiras que contam pontos para a classificação olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 começa com a Copa Soul Internacional nos dias 3, 4 e 5 de março. O evento terá provas de XCO, XCC, XCM e também corrida a pé noturna.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento  www.copasoulinternacional.com.br

Por mais um ano consecutivo, Lavras será a sede da primeira etapa, com largada do campus da Universidade Federal (UFLA). Além de ser válida para o ranking internacional em todas as categorias oficiais, também é uma das etapas da Taça Brasil, prova que vem ganhando cada vez mais espaço e atenção no país nos últimos anos e conta pontos para o ranking brasileiro.

As categorias Elite e Júnior contarão pontos pela União Ciclística Internacional (UCI Classe 1). Com isso, o campeonato entra na mira dos principais atletas, não só do Brasil, como de todo o mundo.

As provas de XCO que serão no sábado e domingo, sendo no primeiro dia para as categorias amadoras e no segundo para as categorias oficiais.

A pista terá cerca de 4km e mais uma vez está preparada com diversas novidades, trechos nunca explorados e que serão utilizados pela primeira vez nesta etapa, aumentando ainda mais o desafio para os competidores. Novos saltos, rock gardens, single tracks e negativos estão sendo criados, visando sempre a segurança do atleta e possibilitando uma superação para participantes. Já para os menos experientes, teremos em todos os trechos mais difíceis, a tradicional linha alternativa, menos técnica, porém muito divertida. O número de voltas será definido de acordo com as normas da UCI.

Os atletas que optarem por correr nas categorias oficiais Elite e Júnior, contarão pontos UCI Classe 1, já para as demais participantes, homens e mulheres das categorias oficiais contam pontos apenas para o Ranking CBC e FMC.

Os competidores não filiados ou amadores, correm no sábado (4 de março), a partis das 15 horas e serão divididos em categorias de acordo com a idade, sendo elas: Kids, Infantil; Expert; Cadete; Sênior; Veterano; Peso Pesado, PCD, E-Bike masculino e feminino e Sport Feminino.

A Copa Soul Internacional irá premiar até o 10º colocado de todas as categorias com medalhas, os cinco primeiros ganham brindes dos patrocinadores, e os atletas de Elite e Júnior premiação em dinheiro. Haverá também uma premiação especial para os atletas da categoria Sub-23, que apesar de correrem junto com a Elite e subir no pódio geral, terão também um pódio simbólico separado só para eles. E não poderia faltar, para o campeão da primeira etapa do campeonato a tão cobiçada camiseta de líder.

As inscrições estão abertas no site www.copasoulinternacional.com.br