Volta de San Juan 2023: Miguel Angel Lopez é o campeão

HomeCiclismo

Volta de San Juan 2023: Miguel Angel Lopez é o campeão

Colombiano encerra com 30 segundos à frente de Filippo Ganna; Higuita termina em 3º; confira como foi o encerramento

Miguel Angel Lopez conquista o título em San Juan

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O colombiano Miguel Angel Lopez (Medellin-EPM) confirmou neste domingo (29 de janeiro) o título de campeão da Volta de San Juan 2023. Pelo segundo dia seguido, Sam Welsford (DSM) venceu o sprint, desta vez à frente de Fabio Jakobsen (Soudal-QuickStep) e Giacomo Nizzolo (Israel Premier Tech).

Jakobsen foi prejudicado na linha de chegada por um espectador, que estendeu demais o braço com o telefone celular e o atingiu. Por fortuna, não houve queda; o celular pode ser visto se despedaçando pelo chão.

Sam Welsford vence a etapa final

Na última volta do circuito em San Juan, o campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) escapou na companhia de Quinn Simmons (Trek-Segafredo), movimentando a disputa. Evenepoel e Simmons atacaram com 14,5 km restantes, abriram meio minuto e forçaram uma forte perseguição. Os escapados foram alcançados a pouco mais de 3km para a chegada.

O campeão Lopez, que conquistou a liderança geral na etapa rainha, na sexta-feira, ao conquistar vitória solo, manteve os 30 segundos de vantagem sobre Filippo Ganna (Ineos), o 2º colocado. Ganna, vale lembrar, também foi vice na edição anterior da prova, em 2020. O colombiano Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) terminou em 3º, a 44s.

A conferir se a vitória de Lopez vai ajudá-lo a voltar ao WorldTour. O colombiano de 28 anos assinou com a equipe continental Medellín-EPM no começo do ano após ser afastado da Astana devido a suas ligações com o médico Marcos Maynar, atualmente no centro de uma investigação antidoping na Espanha.

Richeze foi homenageado no começo da etapa

A etapa final marcou a despedida de Max Richeze (Seleção Argentina), que foi homenageado pelo pelotão e pelo público e desfilou como herói. O ciclista, que vai completar 40 anos em março, está se aposentando do ciclismo profissional após 17 temporadas.

Vinicius Rangel foi elogiado pela equipe nas redes sociais

O campeão brasileiro Vinicius Rangel (Movistar) terminou a etapa em 33º, com o mesmo tempo do vencedor. Na classificação geral, terminou em 46º, a 14min05s, e na Sub 23 foi o 7º. O brasileiro se destacou em toda a competição, na frente do pelotão e trabalhando pela equipe, que o elogiou nas redes sociais.

Na classificação das camisas, o italiano Manuele Tarozzi (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) foi o vencedor da classificação de montanha, o norte-americano Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) foi o melhor Sub 23 e o argentino Gerardo Tivani (AV Fatima-San Juan Biker Motos-Electro 3) venceu na classificação por pontos. Leandro Messineo (Chimbas) foi o melhor argentino. AS ETAPAS
22/01 – Etapa 1: San Juan – San Juan (143,9 km)

23/01 – Etapa 2: Valle Fértil – Jáchal (201,1 km)
24/01 – Etapa 3: Autódromo de Villicum – Autódromo de Villicum (170,9 km)
25/01 – Etapa 4: Autódromo de Villicum – Barreal (196,5 km)
26/01 – Descanso
27/01 – Etapa 5: Chimbas – Alto del Colorado (173,7 km)
28/01 – Etapa 6: Velódromo Vicente Chancay – Velódromo Vicente Chancay (144,9 km)
29/01 – Etapa 7: San Juan – San Juan (112 km)

MELHORES MOMENTOS

LEIA MAIS
Volta de San Juan no Bikemagazine

Veja mais no site oficial