Volta de San Juan: Gaviria vence 4ª etapa e é o novo líder

HomeCiclismo

Volta de San Juan: Gaviria vence 4ª etapa e é o novo líder

Peter Sagan e Filippo Ganna ficaram em 2º e 3º na etapa e subiram para as mesmas colocações na classificação geral; Vinicius Rangel foi o 19º

Gaviria vence pela primeira vez com a camisa da Movistar

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O colombiano Fernando Gaviria conquistou nesta quarta-feira (25 de janeiro) sua primeira vitória com a camisa da equipe Movistar. Gaviria faturou a 4ª etapa da Volta de San Juan, com 196km, e atingiu sua 50ª vitória profissional. O colombiano é agora o líder da classificação geral.

Peter Sagan (TotalEnergies) e Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers) ficaram em 2º e 3º e subiram para as mesmas colocações na classificação geral. Sagan está a 10 segundos e Ganna a 14 segundos.

Ganna foi o primeiro a lançar seu sprint a 400 metros da meta, tentando pegar os velocistas desprevenidos, mas Gaviria não se arriscou depois que a Movistar impôs o ritmo na frente do pelotão durante a maior parte da etapa em mais um dia de um forte trabalho do campeão brasileiro Vinicius Rangel, que puxou o pelotão e terminou em 19º, com o mesmo tempo de Gaviria.

“Uma felicidade enorme. Hoje os rapazes, os cinco, foram os melhores. Procuramos, merecemos, conseguimos”, comemorou Gaviria.

Bernal mostra boa forma desde o acidente há um ano

Em mais um dia quente, com temperaturas novamente se aproximando de 40°C, o pelotão largou novamente do autódromo de Villicum. A etapa começou com uma comemoração, com o campeão mundial Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) festejando seu 23º aniversário.

A primeira metade da etapa foi essencialmente uma longa jornada até a Gruta Virgen de Andacollo, cerca de 2.200 metros acima do nível do mar. A subida da categoria 1 em si foi relativamente suave, mas uma subida desse comprimento e altitude neste ponto inicial da temporada sempre é um risco para os velocistas e não foi diferente, com o então líder da geral Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Fabio Jakobsen (Soudal -QuickStep), que ficaram para trás.

Enquanto os velocistas lutavam para manter o ritmo, a presença de Egan Bernal (Ineos Grenadiers) na fuga do dia foi motivo de comemoração. Um dia depois de marcar o aniversário de um ano de seu acidente, Bernal mostrou que está em forma. O colombiano fazia parte de um grupo de 14 que escapou no longo percurso pela Sierra de Talacasta e, a certa altura, os escapados construíram uma vantagem de cinco minutos sobre o pelotão.

Mas, com Bennett e Jakobsen distantes, a Movistar e a TotalEnergies uniram forças na frente em nome de Gaviria e Sagan e esse movimento condenou Bernal e os escapados, que foram alcançados a 50 km da chegada.

Nesta quinta-feira a Volta terá seu dia de descanso. Na sexta-feira o pelotão retorna para encarar a etapa rainha, com a subida Alto del Colorado.

MELHORES MOMENTOS

AS ETAPAS
22/01 – Etapa 1: San Juan – San Juan (143,9 km)

23/01 – Etapa 2: Valle Fértil – Jáchal (201,1 km)
24/01 – Etapa 3: Autódromo de Villicum – Autódromo de Villicum (170,9 km)
25/01 – Etapa 4: Autódromo de Villicum – Barreal (196,5 km)
26/01 – Descanso
27/01 – Etapa 5: Chimbas – Alto del Colorado (173,7 km)
28/01 – Etapa 6: Velódromo Vicente Chancay – Velódromo Vicente Chancay (144,9 km)
29/01 – Etapa 7: San Juan – San Juan (112 km)

Veja mais no site oficial

LEIA MAIS
Volta de San Juan no Bikemagazine