Volta da Andalucia: Pogacar fatura etapa de abertura e lidera

HomeCompetiçõesCiclismo

Volta da Andalucia: Pogacar fatura etapa de abertura e lidera

Esloveno atacou na subida, a 12,5 km da chegada, e seguiu sozinho para conquistar vitória solo, com 38 segundos de vantagem

Pogacar em sua segunda vitória na Espanha

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Dois dias depois de dominar em sua estreia na temporada na Clásica Jaén Paraíso Interior (reveja aqui), o esloveno Tadej Pogacar (EAU Team Emirates) mostrou mais uma vez sua força ao faturar a etapa de abertura da Volta da Andalucia – Ruta del Sol, nesta quarta-feira (15 de fevereiro).

Pogacar, que inovou nesta temporada ao começar as competições de 2023 na Espanha (reveja aqui), chegou como favorito na corrida de cinco etapas. Confirmou o favoritismo com um ataque a 12,5 km da chegada em uma subida íngreme e mais uma vitória solo.

A etapa teve 179 km e passagem pelo Parque Natural Sierras de Cazorla, Segura y Las Villas, a nordeste de Granada. Ao longo do caminho, cinco subidas categorizadas antes da chegada em Santiago de la Espada.

Os espanhóis Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) ficaram em 2º e 3º, a 38 segundos. O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi o 4º, com o mesmo tempo.

A equipe UAE no percurso da etapa 1

“Hoje, mais uma vez, o trabalho em equipe foi ótimo, fizemos um bom trabalho e os rapazes me levaram à última subida em um ritmo muito, muito alto, do qual gostei muito”, disse. “A subida foi íngreme, vi o momento de atacar e aproveitei o caminho até a chegada. Estou um pouco surpreso com a minha forma – sabia que estava bem, mas não podia esperar já ter vencido duas corridas”, completou Pogacar, que é o primeiro a vestir a camisa de líder e lidera também a classificação por pontos.

A próxima etapa da Volta da Andalucia será de 156,1 km de percurso, entre Diezma e Alcalá, com uma subida de categoria 2 a 20 km da chegada.

ETAPA 1
1. Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) 5:04:08
2. Mikel Landa (Bahrain-Victorious) +38″
3. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) M.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) 5:04:08
2. Mikel Landa (Bahrain-Victorious) +38
3. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) m.t.

Resultados completos no site oficial do evento